Segunda-feira, 27 de novembro de 2023
Última Modificação: 28/11/2023 16:10:45 | Visualizada 403 vezes
Acompanharam o curso como ouvintes 24 participantes, que assistiram às aulas e irão oficializar a formação na turma que será iniciada em 2024.
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã realizou a formatura de 31 técnicos em Agente Comunitário de Saúde e 9 técnicos em Vigilância em Saúde com ênfase no combate às endemias – marcando o encerramento dos cursos promovidos pelo Programa Saúde com Agente. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O Programa Saúde com Agente é um esforço nacional que visa oferecer formação técnica a mais de 196 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no país.
Acompanharam o curso como ouvintes 24 participantes, que assistiram às aulas e irão oficializar a formação na turma que será iniciada em 2024. O esforço coletivo de mais de 1.000 profissionais do Conasems, Ministério da Saúde e UFRGS resultou na produção de 26 disciplinas e 600 horas de material audiovisual – gravadas em 97 municípios de 22 Estados – inclusive Ivaiporã.
O apoio dos preceptores foi fundamental ao longo da jornada de aprendizado, e nomes como Juliane Pires, Anderléia Santos, Natascha Pires, Gisele Meira, Cássia Cristina, Adriano Ferreira, Carla Tatiane, Karla Montoro, Ana Maria Macedo, Luelen Crevelaro, Ana Regina Soares, Fabiane Cobianchi e Simone Tomaz foram essenciais para orientar os agentes comunitários, compartilhando experiências e práticas voltadas ao aprimoramento dos serviços prestados pelo SUS à população.
Comprometimento
A cerimônia de formatura contou com uma mesa de honra composta pela secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão; vereadora Gertrudes Bernardi; presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Montanheri (Sabão); e pelo prefeito Carlos Gil. As autoridades destacaram a importância do Programa Saúde com Agente e parabenizaram os formandos pelo comprometimento com a saúde da população.
“A gestão Carlos Gil e Marcelo Reis nos dá condições de trabalhar para cuidar da população”, afirmou Cristiane Pantaleão agradecendo aos enfermeiros pela coordenação e orientações prestadas aos agentes. “O SUS de Ivaiporã é referência no país”, acrescentou a secretária de Saúde.
Edivaldo Montanheri parabenizou os formandos e pediu aos técnicos que continuem atendendo a população com carinho, enquanto o prefeito Carlos Gil afirmou que a secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, formou equipes maravilhosas em Ivaiporã.
“Dei carta branca para que a saúde passasse a funcionar tecnicamente. Inclusive Ivaiporã saiu da nota 2.97 em 2021 para nota 9,83 em 2023 no Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde – além de eleita em 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes competindo com cidades de 30 a 100 mil habitantes”, exemplificou Carlos Gil.
A formatura representou um marco importante na capacitação dos profissionais que desempenham um papel fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Vigilância Ambiental de Ivaiporã aplicará fumacê no combate ao mosquito da dengue
Prefeitos da região aprovam proposta de construção da base do Samu 192 em Ivaiporã
Esporte, saúde e premiações marcam o 2º Festival de Outono no Parque Jardim Botânico