Terça-feira, 05 de dezembro de 2023
Última Modificação: 05/12/2023 18:47:09 | Visualizada 262 vezes
Em 2022, a direção da Fatec protocolou no Ministério da Educação e Cultura (MEC) o pedido de implantação do curso de Medicina.
Ouvir matéria
“Há 9 anos, quando decidi investir na educação, em Ivaiporã, o que mais me encantou foi a perspectiva de desenvolvimento proporcionada pela gestão Carlos Gil”. Esta afirmação é do diretor geral da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), Fábio Costa, que apresentou aos profissionais da saúde e à sociedade o Complexo da Saúde e Inovação.
Visivelmente emocionado, Fábio Costa contou que sonhava com a implantação do curso de Medicina e dividiu o desejo com a população para que pudesse sonhar junto, quando anunciou o pedido no MEC.
Laboratórios
O Complexo da Saúde e Inovação é composto por laboratório de ensino de práticas morfofuncionais, metodologias ativas, laboratório de ensino de práticas em microbiologia e farmacologia, laboratório multidisciplinar de habilidades e simulações realísticas I, laboratório de ensino de práticas em habilidades cirúrgicas II, laboratório de ensino de práticas em habilidades realística clínicas e UTI III, laboratório de ensino de microscopia e parasitologia, e tutorias.
O investimento em avançados laboratórios com tecnologia de ponta foi traduzido por Fábio Costa como amor à educação e à cidade de Ivaiporã. Em seguida, o diretor geral apresentou a equipe prevista para trabalhar no curso de Medicina.
A Fatec oferece 15 cursos: Agronegócio, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística, Pedagogia, Psicologia e Recursos Humanos – e a direção pretende torná-la Centro Universitário.
Fundamentos
“O trabalho desenvolvido pela Fatec é espetacular! Um dos fundamentos é a saúde pública. Por isso, sinto-me feliz pela cidade e o Vale do Ivaí, porque a Fatec forma excelentes profissionais”, garantiu o prefeito Carlos Gil.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, acompanhou a formulação da grade curricular e participou das reuniões com o MEC e o Conselho Nacional de Saúde, que aprovou a 1ª fase do curso de Medicina. “O nosso interesse é que a Fatec forme excelentes profissionais. Afinal, o maior campo de estágio na área da saúde é o Sistema Único de Saúde”, pontuou Cristiane Pantaleão.
Credibilidade e respeito foram os adjetivos atribuídos à Fatec pelo diretor acadêmico, Roni Ferreira, para justificar o nível de formação que é oferecido aos acadêmicos. “Quem faz o bem: colhe o bem. Portanto, a nossa expectativa é muito grande em relação à aprovação do MEC”, disse Roni Ferreira.
O coordenador de projetos, pesquisas e extensão da Fatec, João Felipe Marques, contou que o curso de Medicina foi pensado com seriedade e de forma compartilhada entre variados profissionais de saúde. Após a solenidade foi cortada a fita inaugural – seguida de visita guiada aos laboratórios.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Vigilância Ambiental de Ivaiporã aplicará fumacê no combate ao mosquito da dengue
Prefeitos da região aprovam proposta de construção da base do Samu 192 em Ivaiporã
Esporte, saúde e premiações marcam o 2º Festival de Outono no Parque Jardim Botânico