Sexta-feira, 14 de março de 2025
Última Modificação: 14/03/2025 15:30:54 | Visualizada 68 vezes
"Se cada um colaborar, podemos evitar que a chikungunya se torne uma ameaça maior em Ivaiporã", alertou a secretária de Saúde.
Ouvir matéria
Cristiane Pantaleão, secretária municipal de Saúde de Ivaiporã, expressou preocupação com o aumento nos casos de chikungunya registrados recentemente na cidade e alerta sobre complicações que trazem à saúde pública.
Segundo Cristiane Pantaleão, os casos de chikungunya aumentaram no Brasil e Ivaiporã não foge à regra. Em relação a dengue a situação está estabilizada.
Apesar da chikungunya ser transmitida pelo mesmo mosquito da dengue – Aedes aegypti, os sintomas são diferentes, especialmente na duração e intensidade das dores. “A principal diferença é que, na chikungunya, as dores no corpo são mais intensas e duram muito mais tempo. Muitas pessoas ficam impossibilitadas de trabalhar durante meses devido a fortes dores, mesmo após a fase inicial”, alertou a secretária.
Medidas preventivas
Sobre as medidas preventivas adotadas em Ivaiporã, Cristiane Pantaleão disse que a Prefeitura está implementando diversas estratégias para combater o mosquito. “Estamos espalhando armadilhas pela cidade para detectar e controlar o mosquito rapidamente – além de realizar borrifações de veneno em áreas de maior movimentação. Porém, 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências. É fundamental que a população colabore, limpando os quintais, eliminando o lixo e lavando frequentemente os bebedouros dos animais com sabão”, orientou.
Cristiane Pantaleão finalizou reforçando o apelo para que os moradores não deixem água parada e redobrem a atenção com gestos simples, como lavar com sabão os recipientes dos animais domésticos. “Se cada um colaborar, podemos evitar que a chikungunya se torne uma ameaça maior em Ivaiporã”, concluiu a secretária de Saúde.
Ivaiporã encerra a semana com 13 casos positivos de chikungunya, 3 casos de dengue e zika vírus sem caso algum.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Vigilância Ambiental de Ivaiporã aplicará fumacê no combate ao mosquito da dengue
Prefeitos da região aprovam proposta de construção da base do Samu 192 em Ivaiporã
Esporte, saúde e premiações marcam o 2º Festival de Outono no Parque Jardim Botânico