Segunda-feira, 31 de março de 2025
Última Modificação: 31/03/2025 19:41:33 | Visualizada 216 vezes
Os Jogos Escolares 2025 acontecerão entre os dias 7 e 11 de abril, reunindo uma média de 700 atletas dos ensinos fundamental e médio.
Ouvir matéria
Nesta segunda-feira, 31 de março, foi realizado o 71º Congresso Técnico dos Jogos Escolares – fase municipal, no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã, reunindo representantes de Colégios Estaduais Idália Rocha, Bento Mossurunga, Barbosa Ferraz, Nilo Peçanha, Barão do Cerro Azul, Antônio Diniz, Mattos Leão e IFPR – além do Sesc, Santa Olga, Panamericano e Objetivo.
A pauta do 71º Congresso Técnico dos Jogos Escolares foi conduzida pelo secretário municipal de Esportes, Yan Santos, e pelo professor Silvio José, para definir as regras da competição, bem como os chaveamentos das equipes.
Os Jogos Escolares 2025 acontecerão entre os dias 7 e 11 de abril, reunindo uma média de 700 atletas dos ensinos fundamental e médio. As competições serão realizadas no Ginásio de Esportes Alcebíades Alves, Escola Municipal Ivaiporã, Colégio Estadual Barbosa Ferraz, IFPR e Country Club.
Transporte
Yan Santos agradeceu aos representantes escolares pela participação e anunciou a liberação das fichas de inscrição para as modalidades. Também informou que o transporte será responsabilidade da Secretaria de Educação – limitado apenas aos atletas.
A arbitragem foi outro ponto de destaque da reunião. O árbitro Matricardi, representante da licitação responsável pela arbitragem dos Jogos Escolares, aproveitou para esclarecer dúvidas dos representantes.
Entre as novidades, Yan Santos anunciou a retomada da modalidade de handebol nas escolas e sugeriu a realização de um futuro campeonato exclusivo da categoria. “A ideia foi bem recebida pelos professores, que se comprometeram a incentivar a prática entre os alunos”, disse o secretário de Esporte.
Outro tema debatido foi a possibilidade de um mesmo aluno competir em mais de uma modalidade. Após discussões, ficou estabelecido por votação — 6 votos contra e 3 a favor — que o ideal é limitar a participação para evitar conflitos de horário e sobrecarga física dos atletas.
“Sobre a documentação, reforçamos a exigência do CPF para efetivar as inscrições, porque nem todas as Carteiras de Identidade têm o número de registro”, antecipou Yan Santos avisando que serão aceitas apenas identidades digitais apresentadas via aplicativo oficial, e que a responsabilidade pelo aparelho celular será inteiramente do aluno, isentando a Prefeitura e a Secretaria de Esportes de quaisquer danos.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Ivaiporã acelera forte e entra na rota do ciclismo estadual com 2ª etapa da Copa Cianorte
Ivaiporã vai sediar 2ª etapa da Copa Cianorte de Ciclismo com apoio da Prefeitura
Ivaiporã encerra fase municipal dos Jogos Escolares com destaque para Colégio Objetivo