Domingo, 04 de maio de 2025
Última Modificação: 04/05/2025 11:47:51 | Visualizada 111 vezes
A escolha de Ivaiporã como uma das cidades da turnê tem um significado especial: os artistas Rafaela Hoebel e Jonatas Medeiros, ambos naturais do município
Ouvir matéria
O Centro Cultural Olívia Hauptmann, em Ivaiporã, foi palco da apresentação do espetáculo Ilíada em Libras – Canto I. A peça foi apresentada com apoio da Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria de Cultura, no sábado, dia 3 de maio, e retorna neste domingo, dia 4, às 19h00, com entrada gratuita e distribuição de ingressos uma 1h antes na bilheteria.
A escolha de Ivaiporã como uma das cidades da turnê tem um significado especial: os artistas Rafaela Hoebel e Jonatas Medeiros, ambos naturais do município, retornam à terra natal para compartilhar a obra e destacar a cultura surda.
A produção atraiu espectadores de diversas localidades, incluindo pessoas surdas de São João do Ivaí, Lidianópolis, Londrina e Jardim Alegre. Para facilitar o acesso, a equipe disponibilizou transporte gratuito para aqueles com dificuldades de locomoção. Além disso, uma família do Rio de Janeiro, em visita à cidade, compareceu à apresentação e elogiou a iniciativa.
Clássico
Com direção de Octavio Camargo e Rafaela Hoebel, o espetáculo é uma adaptação do clássico de Homero para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O ator Jonatas Medeiros interpreta personagens como Zeus, Hera e Aquiles, utilizando a poesia visual da Libras. A cenografia é assinada por Fernando Marés, e a iluminação por Beto Bruel, operada nesta circulação por Fernando Dourado.
As apresentações contam com recursos de acessibilidade ampliada, incluindo guias-intérpretes para surdocegos.
Após o espetáculo, há bate-papo com o público — também em Libras — criando um espaço de troca entre artistas e espectadores, a maioria surda. O encontro reforçou o potencial da arte como ferramenta de inclusão, valorização cultural e transformação social.
A circulação da peça é viabilizada pelo Edital de Circulação 010/2023 da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Ivaiporã recebe espetáculo Ilíada em Libras - Canto I no Centro Cultural Olívia Hauptmann
Ivaiporã acelera forte e entra na rota do ciclismo estadual com 2ª etapa da Copa Cianorte