Domingo, 15 de junho de 2025
Visualizada: 648 vezes
Acesse o gabarito do PSS no final da matéria
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, aplicou neste domingo, 15 de junho, a prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) conforme o Edital 114/2025, com apoio da Univale. O objetivo é selecionar adolescentes e jovens para o programa Jovem Aprendiz, que oferece 11 vagas na função de auxiliar administrativo, com carga horária de 20 horas semanais e bolsa-auxílio no valor de R$ 844,78.
Podiam participar candidatos entre 14 e 22 anos, matriculados ou egressos do ensino fundamental ou médio da rede pública (ou bolsistas integrais da rede privada), sem vínculo de trabalho, com residência fixa no município e cadastro atualizado no CadÚnico.
A coordenadora do programa, Hellenn Costa, explicou que 88 adolescentes se inscreveram e 86 tiveram as inscrições deferidas. “Entre as inscrições 2 foram indeferidas porque os candidatos não tinham o Cadastro Único, que era um dos requisitos. Hoje, 10 inscritos não compareceram e 76 fizeram a prova. É um número muito expressivo e mostra o interesse da juventude, especialmente considerando que outras pessoas não conseguiram se inscrever por não preencherem os critérios. Acredito que o tempo chuvoso pode ter influenciado nas ausências, e pensamos em aplicar a próxima prova durante a semana, à noite, para facilitar o acesso”, avaliou Hellenn Costa.
Etapas
O PSS é composto por 2 etapas: análise documental (eliminatória) e prova objetiva (classificatória), com 40 questões de múltipla escolha.
A Univale foi responsável pela elaboração e aplicação da prova. Segundo o coordenador acadêmico da Univale e diretor do Colégio Panamericano, Jefferson Alberti, a parceria com a Prefeitura é consolidada desde 2023. “Ficamos responsáveis por redigir as provas, elaborar o gabarito e organizar a parte acadêmica do processo. A prova foi pensada para ter questões de nível fácil, médio e difícil, sempre com base nos conteúdos do ensino médio. É um formato que permite avaliar com equidade os estudantes”, afirmou Jefferson Alberti.
A secretária municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti, afirmou que o programa Jovem Aprendiz é uma porta de entrada para o mundo do trabalho e uma oportunidade real de transformação social. “A grande procura mostra que priorizamos quem mais precisa. Além disso, a seleção comprova o compromisso da gestão Carlos Gil e Gertrudes Bernardy em promover inclusão e perspectiva de futuro para os jovens”, declarou Silvana Pessutti.
As 11 vagas oferecidas serão distribuídas entre secretarias municipais, com atividades voltadas ao suporte administrativo. O gabarito do PSS pode ser acessado pelo link: https://www.ingabyte.com.br/sistema/arquivos/12074/150625113325_gabarito__processo_seletivo_jovem_aprendiz_2025_pdf.pdf
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação