Quarta-feira, 09 de julho de 2025
ÚVisualizada: 65 vezes
Após anos de espera, dificuldades no acesso e estradas comprometidas por barro e poeira, a tão esperada pavimentação com pedra irregular é uma realidade.
Ouvir matéria
O dia 4 de julho ficará gravado na memória dos moradores da comunidade do Pindauvinha. Após anos de espera, dificuldades no acesso e estradas comprometidas por barro e poeira, a tão esperada pavimentação com pedra irregular finalmente está prestes a se tornar realidade.
A solenidade foi marcada pela emoção do vereador Emerson Bertotti, autor da indicação da obra, que recebeu uma homenagem surpresa da comunidade: uma faixa. “Ser lembrado desta forma é um estímulo. A estrada do Pindauvinha representa muito mais do que infraestrutura. Significa dignidade, permanência no campo e respeito à história de quem construiu este lugar”, reconheceu o vereador.
Cada etapa
O presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Gagliano, emocionou-se ao lembrar da luta da comunidade desde 1990. “Conheço cada etapa dessa estrada, cada reunião e cada família que não desistiu de lutar. Hoje, entendemos o verdadeiro significado de transformação”, observou Ilson Gagliano.
A vice-prefeita Gertrudes Bernardy citou o papel das mulheres do campo, representadas por Roseli Sebold – produtora ativa na defesa dos produtores de leite. “É por elas também que lutamos por estradas de qualidade, sejam vias cascalhadas, pavimentadas com pedra irregular ou asfalto”, afirmou a vice.
Ao citar o investimento de R$ 1,8 milhão na obra, o deputado Ademar Traiano, autor da emenda, fez um paralelo com a região de origem – Sudoeste do Paraná, onde a agricultura familiar é a base econômica. “Os pioneiros que deram início a esta comunidade merecem homenagens. É gratificante ver que o dinheiro público é bem aplicado e gera desenvolvimento”, garantiu Ademar Traiano mencionando também os recursos estaduais liberados para obras futuras.
Transformação
Com a experiência de quem cresceu no campo, o deputado federal Sérgio Souza ressaltou a importância de estradas seguras para o transporte da produção agrícola, leite, estudantes e para o acesso à saúde. “Ivaiporã passa por uma transformação que respeita a cidade, distritos e as comunidades. O nosso compromisso é ampliar as ligações entre as comunidades”, antecipou o deputado.
O prefeito Carlos Gil fez questão de enaltecer o trabalho da empresa responsável e dos operários – lembrando que se trata de um trabalho artesanal, exigente, feito pedra por pedra, por profissionais que merecem aplausos.
Bacia leiteira
A obra também representa um avanço estratégico para a agricultura. Pindauvinha está localizada em uma das maiores bacias leiteiras da região, e a pavimentação trará economia, agilidade e melhores condições de escoamento da produção. “É uma obra que impacta diretamente a economia e ajuda a manter o homem no campo. Estamos revertendo a tendência de êxodo rural com trabalho e planejamento”, avaliou o prefeito Carlos Gil.
Além da estrada do Pindauvinha, o prefeito anunciou o pacote de obras que inclui pavimentação asfáltica em estradas rurais dos distritos do Alto Porã, Jacutinga e Santa Bárbara, além das comunidades do Alecrim e Pindaúva.
Apenas a pedra irregular entre o Pindauvinha e o Alto Porã (5,2 km) custará R$ 2.308.154,56. O investimento foi anunciado pelo prefeito Carlos Gil, no dia 4 de julho, no Centro Cultural Olívia Hauptmann. Trata-se de recursos do Governo Ratinho Júnior e do deputado federal Sérgio Souza.
No total, serão 27 quilômetros de asfalto e 39,2 quilômetros de pavimentação com pedra irregular na área rural. As obras contam com recursos conquistados por meio do Governo do Estado.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã inaugura pedra irregular da Vila Rural e leva dignidade à zona rural
Prefeitura de Ivaiporã inaugura pedra irregular da Vila Rural e leva dignidade à zona rural