Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Melhor idade

Junho Violeta mobiliza Ivaiporã em ações de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

3 - SAÚDE E BEM ESTAR 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

Quinta-feira, 26 de junho de 2025

ÚVisualizada: 3 vezes

O ponto alto da campanha foi o panfletaço, realizado no dia 15 de junho - data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.


Ouvir matéria

O município de Ivaiporã se mobilizou com uma série de atividades voltadas à conscientização da sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa. A campanha Junho Violeta é promovida anualmente para alertar sobre abusos físicos, psicológicos, financeiros e casos de negligência, reforçando a importância do respeito e da proteção aos direitos da população idosa.

Em Ivaiporã, as ações foram organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Secretaria Municipal de Assistência Social, Sesc Ivaiporã e Comitê Gestor Cidade Amiga da Pessoa Idosa.

O ponto alto da campanha foi o panfletaço, realizado no dia 15 de junho - data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A atividade aconteceu na Praça Manoel Teodoro da Rocha e contou com a participação de idosos que integram os grupos de convivência. O objetivo foi sensibilizar a população quanto aos direitos da pessoa idosa e às formas de denúncia de violação desses direitos.

 

Programação especial

O encerramento da campanha ocorreu na quinta-feira, dia 26 de junho, com uma programação especial promovida em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Sesc. As atividades foram realizadas no Centro da Melhor Idade, seguido pelo talk show: Violência contra a Pessoa Idosa, realizada no auditório do Sesc.

O bate-papo contou com a participação do juiz da Comarca de Ivaiporã, José Chapoval Cacciacarro, delegado Erlon Rodrigues, psicóloga Lourdes Conceição da Cruz e da advogada Queila Terossi, que é vice-presidente da Subseção da OAB em Ivaiporã. Os convidados abordaram diferentes formas de violência, canais de denúncia, rede de proteção e os aspectos emocionais e jurídicos que envolvem esse tipo de violação de direitos.

A mediação do evento foi realizada por Andreia Lisboa, que é assistente social do Sesc, e Rosangela Lima, coordenadora da Melhor Idade. Participaram do talk show idosos atendidos pelo Sesc e integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social. Como metodologia, os próprios idosos formularam perguntas, que foram respondidas pelos convidados, promovendo um espaço de escuta, informação e diálogo.

Fonte: Prefeitura de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também