Sexta-feira, 25 de julho de 2025
Visualizada: 197 vezes
São aulas gratuitas de música, balé, dança criativa, teatro, artes visuais e plásticas.
Ouvir matéria
Após período de férias, as Oficinas Culturais retornarão na segunda-feira, dia 28 de julho, com aulas de música, balé, dança criativa, teatro, artes visuais e plásticas.
Desde abril de 2024, a Secretaria Municipal de Cultura de Ivaiporã mantém em atividade um projeto que vem transformando a rotina de crianças, adolescentes e adultos. Trata-se das Oficinas Culturais desenvolvidas no Centro Cultural Olívia Hauptmann, onde é desenvolvido o projeto de Formação Artística – atendendo principalmente crianças da rede pública de ensino, com idade entre 4 e 15 anos. À noite, também são oferecidas turmas para adultos nas áreas de música e teatro.
Segundo o secretário de Cultura, Dionata Rodrigues, cada turma reserva 2 vagas para alunos da rede particular ou cujos pais recebem acima de 4 salários mínimos.
Objetivo
“O projeto de Formação Artística nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e apresenta resultados muito positivos. Temos alunas que se destacam em apresentações e um quinteto musical com ótima afinação. Ambos estão em fase de formação. Mas os talentos começam a despontar – especialmente nos trabalhos em grupo”, afirmou o secretário.
As Oficinas Culturais vêm ganhando espaço nas atividades oficiais do município. Desde setembro de 2024, a maioria dos eventos promovidos pela Prefeitura conta com a participação dos alunos do Centro Cultural. Entre os destaques estão a abertura do Desfile de 7 de Setembro, Congresso do Dia da Árvore, Show das Luzes, Chegada do Papai Noel e o Festival de Dança. Além de apresentações em Ivaiporã, os alunos também representaram o município nos eventos: Riquezas do Vale, em Cambira, e Godoy Moreira.
Um dos momentos mais marcantes ocorreu em abril de 2025 durante a abertura dos Jogos Escolares, no Ginásio Alcebíades Alves, quando os alunos do Centro Cultural Olívia Hauptmann foram os protagonistas do espetáculo.
Resultados positivos
De acordo com Dionata Rodrigues, o envolvimento das famílias tem sido um dos pontos altos do projeto. “Os pais estão encantados. São muitas informações. Mas os resultados são percebidos entre os alunos que passam o contraturno escolar no Centro Cultural Olívia Hauptmann”, completou o secretário.
Para a vice-prefeita Gertrudes Bernardy a Formação Artística também disciplina e transforma vidas. “A dedicação da equipe da Secretaria de Cultura, o empenho dos alunos e o envolvimento das famílias comprovam que vale a pena investir em cultura”, declarou Gertrudes Bernardy.
Sobre os resultados positivos, o prefeito Carlos Gil entende que se trata de um trabalho de base fundamental para o desenvolvimento dos jovem e incentivo à participação dos adultos nas Oficinas Culturais. “Democratizar o acesso à cultura é uma das nossas prioridades, e os resultados são visíveis”, afirmou Carlos Gil.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação