Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Praça Yves Guéguen

Praça Yves Guéguen é reinaugurada pela Prefeitura de Ivaiporã com bênção do bispo Dom Carlos Oliveira

11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

Quarta-feira, 06 de agosto de 2025

Visualizada: 345 vezes

O bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira invocou a bênção sobre a Praça Yves Guéguen - após celebrar missa na Paróquia Bom Jesus.


Ouvir matéria

O dia 6 de agosto – data em que Ivaiporã celebra o padroeiro Senhor Bom Jesus, foi marcado por um momento especial para os fiéis. A Prefeitura reinaugurou a Praça Yves Guéguen, que também conhecida como Praça da Igreja Bom Jesus, totalmente revitalizada, com melhorias que valorizam o espaço urbano, ampliam a segurança dos pedestres e promovem a integração entre mobilidade, acessibilidade e convívio social.

Localizada em frente à Paróquia Bom Jesus, o espaço público é um dos pontos religiosos e culturais mais emblemáticos da cidade. A requalificação do espaço incluiu a remodelação dos caminhos internos, que contam com traçado para facilitar a circulação de pessoas – além da substituição do pavimento por paver.

Outras melhorias foram o recapeamento asfáltico no entorno da Praça Yves Guéguen, a criação de canteiros, plantio de grama, poda e manejo das. A iluminação também passou por reformas com a substituição das luminárias antigas por modernas lâmpadas de LED, que aumentam a segurança e mantêm a identidade visual do espaço.

A obra incluiu ainda ciclofaixa integrada ao sistema de mobilidade urbana e o recuo do meio-fio em pontos estratégicos, aumentando a oferta de vagas. Para completar, foram implantadas sinalizações horizontal e vertical, com faixas de pedestres, placas e demarcações que garantem mais organização e segurança no tráfego. O investimento na revitalização da Praça Yves Guéguen foi de aproximadamente R$ 1,4 milhão, custeado com recursos próprios do município.

 

Solenidade

Durante a solenidade, o padre Célio Tarozo abençoou o espaço público. “A minha palavra é gratidão a Deus – bem como ao prefeito Carlos Gil, vice-prefeita Gertrudes e à Câmara de Vereadores”, declarou o padre associando a Praça Yves Guéguen ao Jardim Bíblico, considerado lugar de encontro, reflexão e fé.

Segundo o prefeito Carlos Gil a obra faz parte de um conjunto de ações que vêm transformando Ivaiporã em uma cidade mais acolhedora, segura, moderna e acessível. “É o maior espaço urbano da cidade. Estamos ampliando o turismo religioso e urbano com qualidade e visão de futuro”, afirmou Carlos Gil.

O caráter simbólico e familiar do espaço foi citado pela vice-prefeita Gertrudes Bernardy, que se mostrou encantada com o resultado das obras. “Em breve, iremos inaugurar a revitalização do Lago das Flores, com espaço ecumênico pensado para acolher variadas religiões”, anunciou a vice.

 

Turismo religioso

A diretora de Turismo, Francielle Carvalho, lembrou que o município tem investido fortemente no turismo religioso e na valorização dos circuitos temáticos. “Estamos prontos para receber os visitantes. A Praça Yves Guéguen ficou maravilhosa e faz parte de uma estratégia maior, que inclui o lançamento do roteiro Caminhos da Fé e a valorização das capelas urbanas e rurais”, referiu Francielle Carvalho.

No que se refere à união entre os poderes Executivo e Legislativo, Ilson Gagliano parabenizou a gestão pelos investimentos. “A equipe é eficiente, se antecipa e entrega resultados”, frisou.

Também presente na solenidade, o ex-governador Orlando Pessutti mencionou a importância histórica da Praça Yves Guéguen para a cidade. “Sempre foi uma das primeiras referências urbanas de Ivaiporã. A revitalização honra a história e projeta a cidade para o futuro”, afirmou Orlando Pessutti.

Finalizando o ato solene o bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira invocou a bênção sobre a Praça Yves Guéguen – após celebrar missa na Paróquia Bom Jesus. “Que este espaço seja utilizado para encontros de fé e de famílias. Que Deus abençoe Ivaiporã e os líderes por cuidarem tão bem do que é de todos”, desejou o bispo.

O ato foi encerrado com o descerramento da placa e o sentimento de que a Praça Yves Guéguen é um símbolo do cuidado com o espaço público.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também