Quarta-feira, 03 de setembro de 2025
Visualizada: 44 vezes
Criado em 2014, pelo professor da UEM, Ricardo Carminato, 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí se consolidou como referência estadual
Ouvir matéria
No dia 24 de setembro, às 08h30, a Prefeitura de Ivaiporã e o Campus da UEM irão realizar 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí – considerado o maior do Brasil. A expectativa é reunir 1.400 pessoas no Complexo Esportivo Sapecadão. O 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí conta com a parceria da Fundação Beneficente de Ivaiporã.
Criado em 2014, pelo professor da UEM, Ricardo Carminato, 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí se consolidou como referência estadual em esporte e inclusão. Este ano, a iniciativa foi contemplada com recursos da Itaipu Binacional para a realização de eventos esportivos, além do apoio de entidades, voluntários e patrocinadores.
“Quando criamos o Festival Paralímpico o objetivo era oferecer às pessoas com deficiência um espaço de prática esportiva, convivência e de valorização. É a prova de que o evento cresceu e se consolidou como referência nacional. Mais do que números, o Festival Paralímpico representa histórias de vida, inclusão e oportunidades”, afirmou Ricardo Carminato.
Bocha adaptada
Entre as novidades está a inclusão da bocha adaptada. Trata-se de uma modalidade voltada a pessoas com paralisia cerebral e cadeirantes. As provas de atletismo em pista e campo e o tênis de mesa completam a programação. As provas serão realizadas em espaço acessível, com alimentação e suporte garantidos por acadêmicos e voluntários.
Com abrangência estadual, o 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí reunirá representantes de 43 municípios, distribuídos em 7 das 10 regiões do Paraná. Entre as cidades: Irati, General Carneiro, Candói, Piraquara, Foz do Jordão, Alvorada do Sul e Marilândia do Sul participam pela 1ª vez. De acordo com a organização, a expectativa é envolver 1.400 atletas, professores, motoristas, acompanhantes, servidores e acadêmicos.
“O Festival Paralímpico do Vale do Ivaí representa muito mais do que esporte. É um momento de integração, superação e valorização da diversidade. Considero um motivo de orgulho, porque se consolida, cada vez mais, como referência em inclusão e cidadania”, declarou o prefeito Carlos Gil.
O trabalho de bastidores mobiliza cerca de 100 integrantes da UEM – professores, servidores e acadêmicos. Os professores Vitor Hugo Ramos Machado e Ewerton Marques informaram que cada detalhe é planejado para assegurar a melhor experiência aos participantes, enquanto a professora Andréia Paula Basei ressaltou que o 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí transcende a dimensão esportiva, tornando-se um espaço de inclusão, valorização da diversidade e fortalecimento da cidadania.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Ivaiporã inicia Semana da Pátria com programação cívica e participação de escolas e projetos
Ivaiporã realiza 10ª Caminhada na Natureza com 1.327 participantes
Prefeituras de Ivaiporã e Ariranha do Ivaí reconstroem ponte no Berro da Onça