Segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Visualizada: 183 vezes
Ao citar o verso: Ivaiporã, tua estrela benfazeja para o mundo amanhã mostrará, o prefeito Carlos Gil lembrou que a mensagem de esperança da autora se tornou realidade.
Ouvir matéria
Ivaiporã ganhou um espaço dedicado a guardar a história do município e dos pioneiros. A Casa da Memória Vera Vargas foi inaugurada no Parque Jardim Botânico em uma cerimônia marcada por emoção, homenagens e simbolismo – justamente no Dia da Árvore, 21 de setembro. O investimento na obra foi de R$ 1,555 milhão com recursos da Prefeitura.
O espaço leva o nome de Vera Vargas – poetisa natural de Piraí do Sul, e autora do hino de Ivaiporã, reunindo documentos, fotografias, objetos e relatos que ajudam a contar a trajetória de Ivaiporã.
Um dos momentos mais aguardados da solenidade foi o descerramento dos monumentos concebidos pelo artista Roverson Turek, que reside em Borrazópolis. Produzidas em ferro e cimento, as esculturas e painéis representam a força dos pioneiros e os 3 ciclos econômicos que marcaram a história do município. Retratam os 3 ciclos que marcaram a história de Ivaiporã: a madeira, que forneceu as bases para as primeiras casas e comércios; o café, que consagrou o município como parte do ouro verde do Brasil; e a agricultura e pecuária, que consolidaram a vocação produtiva – atualmente comércio e serviços.
“Transformar em arte a essência de Ivaiporã foi um desafio e, ao mesmo tempo, uma honra. Cada peça carrega a memória dos que ajudaram a construir esta terra”, disse Turek ao apresentar a obra.
Solenidade
A solenidade contou com a presença do prefeito Carlos Gil, vice-prefeita Gertrudes Bernardy, secretário de Cultura, Dionata Rodrigues – e demais secretários municipais, vereadores, servidores públicos, convidados e a população, que aplaudiu o descerramento das obras e da Casa da Memória.
Visivelmente emocionado Dionata Rodrigues falou sobre a valorização cultural proporcionada pela administração municipal – além de coordenar diversas apresentações artísticas. “É um dia histórico para Ivaiporã. A Casa da Memória Vera Vargas nasce como um espaço de preservação e um estímulo à cultura”, disse o secretário reconhecendo o empenho da equipe de trabalh.
Para a vice-prefeita Gertrudes Bernardy, a Casa da Memória Vera Vargas supre uma lacuna histórica. “Ivaiporã não tinha um espaço onde a história do município fosse contada. Agora, a população e os visitantes têm a oportunidade de conhecer as nossas raízes em um ambiente que é de todos que o visitam”, afirmou Gertrudes Bernardy.
Ao citar o verso: Ivaiporã, tua estrela benfazeja para o mundo amanhã mostrará, o prefeito Carlos Gil lembrou que a mensagem de esperança da autora se tornou realidade. O município é reconhecido internacionalmente como Cidade Árvore do Mundo pela ONU e integra projetos de sustentabilidade da Universidade de Oxford – além de parcerias com empresários coreanos.
“Saúdo os pioneiros que chegaram quando tudo era mata fechada e, com as próprias mãos, ergueram esta cidade, e parabenizo Vera Vargas pelo belo hino escrito para Ivaiporã. A Casa da Memória é o coração que guarda o passado e inspira o futuro. E para mim, inaugurar este espaço no Dia da Árvore e no dia do meu aniversário é entregar um presente a Ivaiporã”, declarou o prefeito Carlos Gil.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
27º Fevanoi emociona público e revela talentos no palco do Centro Cultural de Ivaiporã