Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Visualizada: 102 vezes
O Parque Natural Municipal Mata do Plácido é uma Unidade de Conservação com 175.627,52 m? situada em uma área preservada de Mata Atlântica
Ouvir matéria
O prefeito Carlos Gil se reuniu com o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, para tratar da construção e urbanização do Horto Florestal no Parque Natural Municipal Mata do Placídio. O projeto vai receber R$ 1,6 milhão em investimentos para a construção da Escola de Educação Ambiental – e outras estruturas.
“O Parque Natural Municipal Mata do Placídio é único na região com Mata Atlântica preservada, e vai se transformar o espaço em estudos, pesquisa e turismo”, afirmou o prefeito.
Trata-se de uma Unidade de Conservação com 175.627,52 m² situada em uma área preservada de Mata Atlântica no centro de Ivaiporã. A área fortalece a vocação para ações de educação ambiental, conservação da biodiversidade, trilhas ecológicas e integração com a população.
Naquele espaço será construído o Horto Florestal, que promoverá a participação de escolas, universidades e da população em iniciativas voltadas à sustentabilidade e à formação cidadã das futuras gerações.
ODS
A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e ODS 15 (Vida Terrestre), garantindo o comprometimento da gestão municipal com políticas públicas integradas e responsáveis.
É importante destacar que Ivaiporã plantou 5.723 árvores nativas entre 2022 e 2024 – como Araucária, Jacarandá, Gabiroba e Araçá – e iniciou, em julho de 2025, o plantio de mais 3.555 mudas, comprovando o compromisso da gestão municipal com a preservação e a arborização urbana.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Ivaiporã recebe nota A na Capag e se destaca pela gestão fiscal responsável
Ivaiporã alcança 0,7898 no IFDM 2025 e está entre os 50 municípios mais bem avaliados do Paraná
27º Fevanoi emociona público e revela talentos no palco do Centro Cultural de Ivaiporã