Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Violino

Secretaria de Cultural de Ivaiporã inicia aulas gratuitas de violino e amplia oferta de oficinas artísticas

4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE 5 - IGUALDADE DE GÊNERO 8 - TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

Visualizada: 44 vezes

A oficina é ministrada pelo professor de música Douglas Lima, sempre às segundas e quartas-feiras, no período da noite.


Ouvir matéria

Ivaiporã deu mais um passo importante na valorização da cultura e da formação musical. Na quarta-feira, 1º de outubro, a Secretaria de Cultural iniciou a aulas gratuitas de violino no Centro Cultural Olívia Hauptmann, com a participação de 20 alunos inscritos. A oficina é ministrada pelo professor de música Douglas Lima, sempre às segundas e quartas-feiras, no período da noite.

A novidade é considerada um marco para a cidade e região, uma vez que o violino é um instrumento clássico pouco acessível em municípios do interior. Para viabilizar as atividades, a Prefeitura e a Secretaria de Cultura investiram mais de R$ 10 mil na aquisição de 10 violinos – além do instrumento do professor.

“É um grande prazer e uma honra ver o interesse das pessoas que se inscreveram. Temos alunos a partir de 12 anos a adultos de mais de 40 anos motivados a aprender. É um momento histórico para Ivaiporã, porque nunca tivemos uma oficina de violino”, disse o secretário Dionata Rodrigues.

A oficina de violino se soma a outras atividades gratuitas oferecidas no Centro Cultural Olívia Hauptmann. “Os investimentos mostram que a gestão do prefeito Carlos Gil e da vice-prefeita Gertrudes Bernardy acredita na cultura como oportunidade de desenvolvimento humano e valorização da cidade”, avaliou o secretário.

Grandes expectativas

O professor Douglas Lima explicou que o aprendizado começa pela teoria musical, com a leitura de partituras e compreensão do pentagrama. Na sequência, os alunos terão contato direto com o instrumento. “O maior desafio é o empenho. Quem se dedica, consegue evoluir. Já em 4 meses, é possível que estejamos preparados para apresentar peças de compositores como Vivaldi”, adiantou o professor.

A expectativa é que, a partir desta 1ª turma, seja possível estruturar futuramente a 1ª orquestra de violinos de Ivaiporã, envolvendo jovens e adultos em apresentações culturais, inaugurações e eventos oficiais do município.

 

 

Fonte: Prefeitura de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também