Sexta-feira, 30 de março de 2018
Visualizada: 715 vezes
O programa Reciclo vem despertando interesse por parte dos gestores municipais do interior do Estado.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã adquiriu mais equipamentos para o Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, os quais foram entregues na quarta-feira, dia 28 de março. Segundo o prefeito Miguel Amaral, os equipamentos foram adquiridos por meio do Instituto das Águas do Paraná e fazem parte do programa Reciclo – Sistema Integrado de Coleta Seletiva.
Miguel Amaral agradeceu ao governador Beto Richa, presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram de Rezende, e aos deputados Ademar Traiano, Alexandre Curi e Artagão Júnior, informando que a administração municipal trabalha para melhorar também os índices de limpeza, refletindo na saúde da população. “Por isso, não jogue lixo nas ruas. Colabore limpando o quintal e a frente da própria casa”, sugeriu Miguel Amaral.
O prefeito parabenizou e incentivou a equipe do Departamento Municipal de Meio Ambiente a trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável e responsável.
O programa Reciclo vem despertando interesse por parte dos gestores municipais do interior do Estado. O Sistema Integrado de Coleta Seletiva, desenvolvido pelo Instituto das Águas do Paraná, além de promover a preservação do meio ambiente e se preocupar com a saúde pública, é inovador no que se refere à sustentabilidade dos recicladores e conscientização da população por meio da educação ambiental.
Realizado por meio de convênio com as prefeituras, a 1ª etapa consiste na liberação de recursos para a aquisição de um caminhão para a coleta seletiva. Como contrapartida, o município se responsabiliza pela instalação dos barracões da unidade de processamento dos materiais recicláveis, motorista para o veículo de coleta e a manutenção dos equipamentos. Em janeiro, a Prefeitura de Ivaiporã adquiriu o caminhão para coleta seletiva, passando a ser utilizado na preservação do meio ambiente. Na 2ª etapa do programa, são destinados os equipamentos para a triagem e reciclagem, conforme a necessidade de cada município.
Foram instalados no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem: prensa, moenga, 2 esteiras – uma com 10 metros de comprimento para triagem, e outra para expedição de rejeitos, balança e empilhadeira elétrica de 1.000 quilos cada e 40 suportes para bags. No total, os equipamentos custaram R$240 mil.
Hélio Eiiti Kaneshigue Júnior, técnico de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã, explicou o funcionamento de cada equipamento e informou que são muito importantes na seleção do lixo reciclado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação