Segunda-feira, 16 de julho de 2018
Visualizada: 514 vezes
A oficina fez parte das ações do programa Reciclo - Sistema Integrado de Coleta Seletiva
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã desenvolveu oficina interativa com os catadores de materiais recicláveis no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem – anexo ao Aterro Sanitário – em parceria com a Itaipu Binacional e Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).
A oficina fez parte das ações do programa Reciclo – Sistema Integrado de Coleta Seletiva, por meio qual a Prefeitura de Ivaiporã adquiriu uma prensa, moenga, 2 esteiras – uma com 10 metros de comprimento para triagem, e outra para expedição de rejeitos, balança e empilhadeira elétrica de 1.000 quilos cada, e 40 suportes para bags, bem como caminhão de coleta seletiva. Os equipamentos custaram R$240 mil e o caminhão R$242 mil.
Os equipamentos foram instalados no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, onde são utilizados pela Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ivaiporã (Coopemari).
A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Instituto das Águas do Paraná, Tereza Lemes, acompanhou a oficina ministrada para os catadores de materiais recicláveis e se mostrou surpresa com a organização e investimento realizado na área ambiental do município. “Em Ivaiporã encontrei muita organização no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, onde o trabalho é bem desenvolvido com excelentes equipamentos. Além disso, não vi material orgânico com material reciclável. Ou seja, significa que o município separa o lixo”, observou Tereza Lemes.
Segundo a coordenadora a oficina interativa com catadores de materiais recicláveis será realizada em 66 municípios. Por enquanto, foi ministrada em 4 municípios – entre eles, Ivaiporã. “Parabenizo o prefeito Miguel Amaral por ter acompanhado a oficina no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem. Na minha opinião, o apoio dado pelo prefeito é muito importante para os cooperados da Coopemari”, reconheceu Tereza Lemes, que encaminhou fotos do Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem para o Instituto das Águas do Paraná com o objetivo de mostrar que não há insetos e nem animais no ambiente de trabalho.
O prefeito Miguel Amaral agradeceu à coordenadora Tereza Lemes, pela análise do trabalho realizado no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, bem como aos funcionários do Departamento Municipal de Meio Ambiente, e antecipou que os investimentos no meio ambiente irão continuar. “Quando a população separa o lixo e destina corretamente reflete na preservação ambiental e na geração de empregos e renda”, disse Miguel Amaral, que estava acompanhado do diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Alaercio Bufalo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação