Sábado, 10 de novembro de 2018
Visualizada: 488 vezes
Os palestrantes foram unânimes em afirmar que a prevenção é fundamental para evitar que crianças e adolescentes tenham acesso a drogas lícitas ou ilícitas.
Ouvir matéria
O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad) e a Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social, promoveram o I Seminário Municipal Sobre o Uso Abusivos de Drogas Licitas e Ilícitas, em Ivaiporã, na terça-feira, dia 6 de novembro, no salão da Paróquia Santíssima Mãe de Deus. Tratou-se de uma parceria com o Departamento Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação.
Em 2014, foi iniciado o projeto Valorizando a Vida – minha vida não é uma droga, que tem como objetivo proporcionar a crianças e adolescentes informações sobre a prevenção ao uso de drogas, e a não propagação, apresentando conceitos, efeitos, consequências físicas, emocionais, sociais e espirituais. O projeto também aborda técnicas de reestruturação familiar.
Dando sequência ao projeto Valorizando a Vida, a organização do I Seminário Municipal Sobre o Uso Abusivos de Drogas Licitas e Ilícitas convidou o presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Pablo Andrés Kurlander Perrone; presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB - Seccional Paraná, Luiz Carlos Hauer; delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante; investigador da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde/Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Osias Ienzen; e o promotor de Justiça da Vara da Infância e Adolescência da Comarca de Ivaiporã, Egídio Klauck, que considerou muito importante o debate especialmente voltado a crianças e adolescentes.
Os palestrantes foram unânimes em afirmar que a prevenção é fundamental para evitar que crianças e adolescentes tenham acesso a drogas lícitas ou ilícitas. Além disso, debateram acerca de políticas e ações direcionadas à redução do uso de entorpecentes.
O delegado Gustavo Dante enalteceu a iniciativa do Comad e da Prefeitura – e demais parceiros por conscientizar os jovens acerca dos perigos que envolvem as drogas. “As forças de segurança combatem o tráfico de drogas. Mas a conscientização é fundamental”, defendeu o delegado, informando que diminuiu em 40% as ocorrências envolvendo menor infrator.
A presidente do Comad, Gertrudes Bernardy, considerou como muito positivo o I Seminário Municipal Sobre o Uso Abusivos de Drogas Licitas e Ilícitas – especialmente pelo nível das palestras e pela presença do público alvo: crianças, jovens e familiares.
Também compuseram a mesa honra os diretores dos Departamentos Municipais de Saúde, Educação e Administração, Claudeney Martins, Rose Sirço e Juracy Dias – respectivamente; coordenadora municipal de Atenção Primária em Saúde, Janaina Barbosa; coordenador da Casa de Vivência, Clodoaldo Oliveira; e a gerente da Agência do Trabalhador, Joice Santos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação