Sábado, 01 de dezembro de 2018
Visualizada: 849 vezes
A titular do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Amélia Carolina Machado Barcelos, afirmou que se tratou de um ato de cidadania
Ouvir matéria
O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen) realizaram casamento civil coletivo, no Ginásio de Esporte Alcebíades Alves, onde 46 casais oficializaram a união no “Dia do Sim” com apoio da Prefeitura de Ivaiporã e do Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen).
A titular do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Amélia Carolina Machado Barcelos, afirmou que se tratou de um ato de cidadania. “A maioria dos casais constituiu família e não formalizou a união devido aos custos financeiros. Portanto, promover a cidadania é gratificante”, declarou Amélia Barcelos, que conversou com os casais sobre os alicerces do casamento, tais como amor, respeito, diálogo e companheirismo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em janeiro, 40 anos após a instituição da Lei do Divórcio, no Brasil, 1 a cada 3 casamentos termina em separação no país. O balanço foi feito com dados entre 1984 e 2016. Mas, segundo Amélia Barcelos, há mais procura pela oficialização da união se comparada com a quantidade de divórcios.
“A família é a base da sociedade. Por isso, é importante garantir a segurança jurídica dos direitos advindos do casamento”, defendeu Amélia Barcelos, que conduziu a cerimônia com a juíza de Paz, Mariana Martins Lourenço dos Santos, e a 1ª vice-presidente do Irpen, Elisabete Regina Vedovatto.
O vice-prefeito Ilson Gagliano parabenizou os casais pela oficialização da união, em nome do prefeito Miguel Amaral, que se encontrava em Curitiba cumprindo agenda de compromissos, e as equipes organizadoras pela realização da cerimônia coletiva.
A primeira-dama Nair Amaral congratulou as equipes organizadoras pelo ato de cidadania e desejou felicidade aos casais. Em seguida, Elisabete Vedovatto deu as boas-vindas aos casais e agradeceu à Prefeitura de Ivaiporã e ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais pela parceria com o Irpen.
A importância o registro civil foi mencionado pelo juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Ivaiporã, José Chapoval Cacciacarro, que citou a constituição da família e a parceria entre Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Irpen, Funarpen e Prefeitura de Ivaiporã.
Na ocasião as irmãs Eduarda Rafaela dos Santos, que vive no Jardim Alvorada, e Silvana dos Santos Oliveira, que mora no distrito do Alto Porã, disseram “sim” aos respectivos companheiros – Rosenaldo Batista da Silva e Reginaldo Pedroso da Silva, e afirmaram que se tratou um momento especial. Eduarda Santos e Rosenaldo Silva viviam juntos há 5 anos, enquanto Silvana Oliveira e Reginaldo Silva partilhavam vida em comum há 16 anos.
A cerimônia foi realizada, na terça-feira, dia 27 de novembro.
Confira mais fotos pela fanpage da Prefeitura de Ivaiporã - https://www.facebook.com/prefeituraivaipora/
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação