Segunda-feira, 27 de maio de 2019
Visualizada: 527 vezes
O prefeito Miguel Amaral defendeu que é necessário investir mais em políticas públicas voltadas aos idosos
Ouvir matéria
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realiza a V Conferência Municipal dos Direitos do Idoso em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã – por meio do apoio do Departamento Municipal de Assistência Social, nesta sexta-feira, dia 24 de maio, no Centro Cultural da Melhor Idade, onde é debatido o tema: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
O objetivo é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa e a sociedade para estabelecer propostas que visem assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e à convivência familiar e comunitária.
Jair Burato, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, enfatizou o trabalho desenvolvido pelos demais membros, justificando que, em 2 anos, foram encaminhadas diversas propostas e projetos aos órgãos competentes do Estado, visando recursos em benefícios dos idosos.
O prefeito Miguel Amaral defendeu que é necessário investir mais em políticas públicas voltadas aos idosos e reconheceu que o Departamento Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Ivaiporã desenvolve diversos programas que proporcionam melhor qualidade de vida àqueles que deram parcelas de contribuição à sociedade.
Miguel Amaral concluiu o pronunciamento agradecendo a presença do promotor de Justiça, Egídio Klauck, que foi convidado para explicar o tema da V Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Klauck abordou situações de vulnerabilidade social e de risco vividas por idosos, que são acompanhados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Ivaiporã.
Segundo o promotor de Justiça o maior desafio dos idosos é envelhecer com saúde. Por isso, defende políticas públicas efetivas, o que envolve o poder público, família e a sociedade.
Sobre a melhoria da qualidade de vida dos idosos a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, que é responsável pela execução de políticas dos idosos, defendeu que é importante preparar a cidade para o envelhecimento da população – oferecendo acessibilidade, atividade física e atendimento na área da saúde.
A V Conferência Municipal dos Direitos do Idoso é composta por 4 eixos temáticos: Direitos fundamentais na construção/efetividade das políticas públicas; Educação – assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; Conselhos de direito – o papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas.
A mesa de honra foi composta também pelo vice-prefeito Ilson Gagliano; representante da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Marcos Pain; presidente do Lar Santo Antônio, Mauro Zurlo; e pela Miss Terceira Idade/2017, Iradenis Ferreira.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação