Segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Visualizada: 452 vezes
As irmãs Franciele e Francine Vieira da Luz jogam juntas há mais de 10 anos
Ouvir matéria
O handebol é um dos esportes coletivos que vem cada vez mais se popularizando e ganhando espaço no Brasil. Com o fomento da prática esportiva nas escolas e o aumento no número de competições têm atraído adeptos de todas as idades, muitas vezes, influenciados por familiares que praticam a modalidade. A exemplo das irmãs Franciele e Francine Vieira da Luz, que jogam juntas, há mais de 10 anos, e são fruto de uma geração formada pela técnica Rosalina Vieira – mãe das atletas.
Nesta temporada, as duas defendem a camisa de Francisco Beltrão no Campeonato Paranaense de Handebol Adulto e na fase final da Divisão B dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), torneio este que acontece até a próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, em Ivaiporã.
No primeiro compromisso da equipe, protagonizaram uma disputa acirrada com Umuarama, vencendo por 28 x 27, e no segundo ganharam com tranquilidade do elenco de Telêmaco Borba por 28 x 4, encaminhando a classificação as quartas de final da competição.
Dos 56 gols marcados pela equipe, as irmãs anotaram juntas 17. O confronto direto pelo 1º lugar do grupo B está marcado para esta segunda-feira, dia 26, a partir das 19h30, diante de Matelândia, que também segue invicta na disputa, no Ginásio de Esportes Jardim Alegre, em Jardim Alegre.
Natural de Pinhão, as irmãs dizem que o esporte fortaleceu o vínculo familiar entre elas depois que passaram a jogar sempre juntas em campeonatos estaduais. “Fortaleceu os laços familiares – não apenas entre nós duas, mas com a família, porque todos jogam, o que nos uniu bastante. E, jogar com minha irmã, é muito bom, pelo olhar sabemos o que fazer, exatamente por conhecermos como cada uma joga, o que nos aproximou mais”, disse Francine, que atua como central.
Por outro lado, a primogênita ressalta o entrosamento em quadra que existe entre as duas, o que facilita a construção de jogadas e passes que resultam em gol. “Começamos a jogar desde muito pequenas. Sempre jogamos juntas, então, não me imagino mais jogando sem ela ou eu jogando em uma equipe e ela em outra chegando a se enfrentar. Somos entrosadas. Pelo olhar sabemos o que fazer, quando jogamos uma do lado da outra”, enfatizou a armadora esquerda Franciele.
Além do município beltronense, as duas defenderam Quedas do Iguaçu, Rebouças, Candói e Capitão Leônidas Marques – último em 2018, quando conquistaram o título da Chave Bronze do Campeonato Paranaense e o 3º lugar na fase final dos Jogos Abertos.
Tendo a mãe como técnica, as irmãs contam que a cobrança sempre foi maior, o que trouxe bastante aprendizado de quadra e evolução técnica. “A mãe sempre nos cobrava muito. Mais do que das outras. No começo era mais difícil. Agora, já acostumamos. Esses puxões de orelha nos deram mais responsabilidade e fizeram com que nos dedicássemos mais”, afirmaram.
Segunda rodada
Pelo grupo A, o selecionado feminino de Jardim Alegre estreou com vitória sobre São José dos Pinhais, por 31 x 18, enquanto no grupo C as meninas de Campo Mourão venceram por 32 x 23 o elenco de São Miguel do Iguaçu, e Mandaguaçu venceu a 2ª partida. Desta vez, diante de Cambé, por 24 x 22, que com mais essa derrota não consegue mais avançar a 2ª fase do torneio.
Na competição masculina, Jussara iniciou a campanha com vitória de 32 x 27 sobre Mariluz, somando os primeiros pontos no grupo B, enquanto Saudade do Iguaçu garantiu a classificação as quartas de final ao superar por 42 x 17 os donos da casa em jogo válido pelo grupo A.
No C, Corbélia carimbou o passe a 2ª fase ao ganhar a 2ª partida. Desta vez, diante de Ibiporã por 28 x 21, enquanto Astorga assegurou a vaga ao vencer Telêmaco Borba por 33 x 20.
Os confrontos da fase de grupos seguiram nesta segunda-feira, pela manhã, nos Ginásios de Esportes Sapecadão e Jardim Alegre.
Organização
Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e contam com o apoio do município de Ivaiporã.
Jaqueline Galvão
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação