Terça-feira, 29 de outubro de 2019
Visualizada: 625 vezes
Ouvir matéria
A final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná, realizada em Ivaiporã, na quinta-feira, dia 24 de outubro, reuniu cerca de 350 produtores no Scaramal Eventos. Entre 120 produtores inscritos foram selecionados 55 lotes de café e avaliados nos quesitos: aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.
O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, afirmou que o 17º Concurso Café Qualidade Paraná motiva os produtores do município e fortalece o agronegócio, que também depende de boas estradas rurais e carreadores. “Por isso, a administração municipal investe em pavimentação com pedras irregulares e asfalto, visando facilitar o transporte das safras e manter o homem no campo”, declarou Miguel Amara, que agradeceu ao presidente da Câmara de Vereadores, Éder Bueno, e aos vereadores da base política – Edivaldo Montanheri, Sueli Gevert, Alex Papin e José Aparecido Peres por aprovar projetos de interesse da população.
Na ocasião, Éder Bueno parabenizou os produtores pela qualidade do café produzido do distrito do Jacutinga e pela referência no Brasil – além de defender a importância da realização da final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná em Ivaiporã por colocar o município no cenário da cafeicultura.
O conhecimento técnico e o esforço dos produtores rurais na obtenção do café com qualidade foram mencionados pelo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que também enalteceu a organização do 17º Concurso Café Qualidade Paraná e a receptividade aos produtores.
Em seguida, o deputado estadual Artagão Júnior reconheceu o empenho dos produtores que dedicam a vida à produção de alimentos com qualidade e grãos de café especiais.
Vencedores
Os cafeicultores Valdeir Luiz de Souza (Tomazina) e Edson Messias de Carvalho (Joaquim Távora) venceram o prêmio Café Qualidade Paraná – categorias cereja descascado e natural, e receberam R$5 mil de prêmio.
Na categoria café natural os vencedores foram: Edson Messias de Carvalho/Joaquim Távora (nota 85,97), Claudeir Marcos de Souza/Pinhalão (nota 84,53), Tumoru Sera/Congonhinhas (nota 84,19), Evilásio Shigueaki Mori/Cambira (nota 83,78) e Welliton Nelson Sgorlon Marques/Pitangueiras (nota 83,63).
Em seguida foram anunciados os vencedores da categoria cereja descascado: Valdeir Luiz de Souza/Tomazina (nota 87,28), Sirlei de Fátima da Cruz Carvalho/Siqueira Campos (nota 86,63), Maria Aparecida Maciel/Japira (nota 84,88), José Sendeski Neto/Iguaraçu (nota 84,44) e Evilasio Shigueaki Mori/Cambira (nota 84,28).
O 17º Concurso Café Qualidade Paraná incluiu o Prêmio Sustentabilidade, que foi conquistado por Edson Messias de Carvalho/Joaquim Távora – classificado em 1º lugar; Ricardo Batista dos Santos/Congonhinhas – conquistando o 2º lugar; e Donizetti Soares/São Jerônimo da Serra – ficando em 3º lugar.
Os 5 primeiros classificados de cada categoria têm garantida a compra pelos patrocinadores do 17º Concurso Café Qualidade Paraná – conforme a Bolsa de Mercadorias & Futuros – acrescido de 30%.
A final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná contou com a apresentação dos alunos da Escola Municipal do Campo do Jacutinga, Projeto Flauta – composto pelas Escolas Municipais Maria Diva e Bento Viana, bem como a participação da cantora Fernanda Brito, vencedoras do concurso Rainha do Café do Jacutinga e com a presença de dezenas autoridades regionais e estaduais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação