Sexta-feira, 20 de março de 2020
Visualizada: 2504 vezes
Em caso de resistência, fica autorizada a Divisão de Fiscalização solicitar o uso de força policial - inclusive lacrar o estabelecimento.
Ouvir matéria
É com o objetivo de evitar o surgimento de caso positivo do coronavírus que a Prefeitura de Ivaiporã editou o Decreto 13.135 de 20 de março de 2020, suspendendo o funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços no município, pelo prazo de 15 dias corridos, em virtude do risco de disseminação do Covid-19.
A medida foi tomada considerando o agravamento mundial da pandemia do Covid-19 e o fato das medidas previstas no Decreto 13.132/2020 se mostraram insuficientes em face dos alertas dos comitês de enfrentamento da crise nacionais, estaduais e dos municípios vizinhos.
A medida, que também levou em consideração o poder de polícia sanitária da administração pública, entrará em vigor partir da segunda-feira, dia 23 de março. Decorridos 7 dias, a Prefeitura de Ivaiporã irá avaliar a situação em sintonia com o cenário nacional – ouvindo também o Departamento Municipal de Saúde, Ministério Público e a Acisi (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã).
As medidas previstas neste decreto poderão ser revogadas ou prorrogadas.
No que se refere aos restaurantes, bares e lanchonetes ficam autorizados a funcionar exclusivamente com serviços de entrega (delivery), enquanto os estabelecimentos relacionados ao Sistema Financeiro Nacional – inclusive as lotéricas, deverão observar atendimentos de até 10 pessoas por vez dentro das dependências da respectiva agência, além de ser necessária a adoção de medidas de prevenção e higiene em caixas eletrônicos e terminais de atendimento para evitar a contaminação.
O comércio em geral, varejista ou atacadista, fica permitido o funcionamento de forma online e telefônica para entrega direta ao consumidor (delivery).
Deverão ser mantidas as atividades essenciais, tais como clínicas, serviços de saúde de urgência, emergência e internação, farmácias, laboratórios de análises clínicas, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, serviços funerários, mercados, supermercados, açougues e padarias, quitandas e atividades cartoriais.
Os supermercados deverão restringir a aglomeração em número não-superior a 30 pessoas, e os demais não-superior a 10 pessoas.
O estabelecimento deve limitar a venda de mercadorias em quantidade que caracterize a formação de estoque por parte do consumidor. O objetivo é evitar a falta de mercadorias em razão do exagero na aquisição por consumidor.
Mediante pedido do estabelecimento interessado, os horários de funcionamento poderão ser flexibilizados pelo Departamento Municipal de Planejamento e Finanças, desde que não haja comprometimento no atendimento à população.
Em caso de resistência, fica autorizada a Divisão de Fiscalização solicitar o uso de força policial – inclusive lacrar o estabelecimento.
O Decreto 13.135 de 20 de março de 2020 poderá ser lido na íntegra pelo site http://www.ivaipora.pr.gov.br/. Ver ANEXO.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação