Quinta-feira, 27 de maio de 2021
Visualizada: 317 vezes
Restos de construção são depositados na vala desativada de uma jazida, que é explorada pela Prefeitura - conhecida como pedreira.
Ouvir matéria
O prefeito e vice-prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil e Marcelo Reis, se reuniram com os caçambeiros para discutir a melhor maneira de destinar restos de construção civil e poda de árvores que são depositados na vala desativada de uma jazida, que é explorada pela Prefeitura – conhecida como pedreira.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, explicou durante a reunião que a área onde são depositados resíduos sólidos da construção civil está saturada. Além disso, a licença ambiental – modalidade Simplificada vencerá em janeiro de 2022.
Entre janeiro e maio, as equipes técnicas do Departamento de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente analisaram a destinação final dos restos de construção civil e de poda de árvores.
Cada resíduo gerado é responsabilidade do gerador dar o destino final, conforme consta na Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da Lei 12.305/2010.
Segundo Denise Kusminski, há empresários do município e da região interessados em licenciar áreas para descarte de resíduos de construção e de restos de vegetais. Apenas Apucarana – município mais próximo tem área licenciada. Mas o descarte se tornaria oneroso para os caçambeiros e a população.
O prefeito Carlos Gil falou sobre a Lei 12.305/2010, que estipula deveres da população; limpeza do lixo urbano que compete ao município; acerca do lixão que foi extinto na 1ª gestão – 2013/2016; e informou que a compostagem – anexa ao Aterro Sanitário começará a funcionar este ano.
No que refere à pedreira Carlos Gil acredita que poderá ser depositados restos de construção até agosto e vegetais até o final do ano. “Temos que escolher outro espaço e o município é parceiro da empresa que vier adquirir uma área para destinação final dos restos de construção civil e poda de árvores”, informou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação