Segunda-feira, 27 de setembro de 2021
Visualizada: 589 vezes
A obra inclui contrapartida da Prefeitura para evitar que parasse por conta do aumento do preço de materiais.
Ouvir matéria
Em breve, a população do distrito do Jacutinga poderá fazer consultas e exames na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jacutinga que se encontra em construção no terreno doado pela Prefeitura. A obra é executada com recursos do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, que investe R$780 mil, e contrapartida da Prefeitura no valor de R$70 mil para evitar que a obra parasse por conta do aumento do preço de materiais.
As instalações incluem acesso a cadeirantes, sala de recepção e espera, 3 consultórios médicos, 1 consultório odontológico, depósitos de resíduos comuns, contaminados e recicláveis, área de registro de pacientes, salas de administração, aplicação de medicamentos, imunização, inalação coletiva, curativos, suturas e coleta de material, estocagem, dispensação de medicamentos, desinfecção química – entre outros ambientes.
A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, informou que serão disponibilizados dentista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo e nutricionista, além dos demais atendimentos básicos.
O prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis tencionam inaugurar a UBS em novembro, quando Ivaiporã completará 60 anos. “A antiga UBS do Jacutinga é bastante precária. Tem muito bolor, umidade e as salas são inadequadas. Por isso, temos pressa em inaugurar a obra. Infelizmente, o preço dos materiais de construção subiu bastante, entre 2020 e 2021, em função das instabilidades causadas pela pandemia do coronavírus”, explicou Carlos Gil, informando que os equipamentos da UBS estão licitados.
O empenho do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e do deputado estadual Ademar Traiano foi mencionado pelo prefeito Carlos Gil, que agradeceu pela atenção dada ao município de Ivaiporã.
Estiveram na UBS do Jacutinga os diretores dos Departamentos Agricultura e Viação, Estela Guisi Bagio Zanetti e Ilson Gagliano, presidente da Câmara de Vereadores Gertrudes Bernardy e os vereadores José Maurino Carniato e Emerson Bertotti
Desfavelamento
A gestão Carlos Gil e Marcelo Reis projeta a execução do programa Vida Nova, no Jacutinga, construindo 18 unidades habitacionais próximas à UBS. “A meta é beneficiar famílias que vivem em situações precárias e transformar a vida de quem mais precisa de atenção do poder público”, defendeu o prefeito.
O diretor de Obras, Bruno Montoro, informou que o projeto da Prefeitura foi aprovado e se encontra na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) aguardando os trâmites inerentes à liberação para licitar.
O Vida Nova é parte integrante de um programa de habitação popular em andamento no Paraná – desenvolvido pelo Governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação