Sexta-feira, 22 de julho de 2022
Visualizada: 368 vezes
Castramóvel voltará a atender entre os dias 31 de outubro e 11 de novembro
Ouvir matéria
Entre agosto de 2021 e julho de 2022 foram castrados 480 cães e gatos pertencentes a famílias de baixa em Ivaiporã. Os atendimentos foram possíveis graças à parceria estabelecida entre a Prefeitura de Ivaiporã e a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
As 480 castrações foram feitas pela veterinária da Amuvi, Camila Agostinho, no Castramóvel estacionado no Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Ivaiporã, onde os animais de estimação são atendidos no consultório devidamente equipado com instrumentos cirúrgicos.
Enquanto a Amuvi disponibiliza a veterinária Camila Agostinho, a Prefeitura oferece os medicamentos e profissionais da área veterinária para auxiliar nos procedimentos.
O objetivo é controlar a reprodução dos animais – especialmente pertencentes a famílias de baixa renda e animais de rua. O serviço é disponibilizado aos 26 municípios que compõem a Amuvi.
Meta de castração
“O serviço é muito importante para o município, porque diminuir o número de cães e gatos – principalmente aqueles que vivem nas ruas; reduz agressões entre os machos; e a previne câncer de mama nas fêmeas”, exemplificou a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski. A meta é encerrar 2022 com 1.000 cães e gatos castrados.
Segundo Denise Kusminski, os servidores do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos têm certa dificuldade em recolher animais abandonados para castrar, uma vez que a maioria não permite aproximação. Mas alguns cães conhecem os moradores de determinados bairros, onde são alimentados. “Nestes casos, os moradores poderiam ajudar a pegar o animal para castrar e cuidar no período pós-operatório. Afinal, os animais abandonados são prioridade no controle da reprodução”, sugeriu a diretora.
Quem tiver interesse em castrar o animal de estimação deve ir ao Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos – anexo ao Parque Jardim Botânico, levar os documentos pessoais, comprovante de residência e de baixa renda (prioridade) e fazer o cadastro do animal.
O atendimento no Castramóvel encerra nesta sexta-feira, dia 22 de julho, e voltará a atender entre os dias 31 de outubro e 11 de novembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação