Segunda-feira, 30 de outubro de 2023
Visualizada: 195 vezes
Carlos Gil disse que o Plano Municipal de ICMS Ecológico permite ter uma grande noção das áreas verdes do município.
Ouvir matéria
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, recebeu o Plano Municipal de ICMS Ecológico elaborado pelo engenheiro florestal da empresa Nativa do Brasil, Marcelo Lubas.
Trata-se dos resultados de mapeamentos que fazem parte da Retificação de Bordas em Áreas de Preservação Permanente (APP) e a definição de Zoneamentos em Uso e Ocupação do Solo (Rebapp) – ambos com foco na implantação de indicadores ambientais que proporcionarão melhor gerenciamento das áreas verdes, e das áreas verdes protegidas, e também de outros aspectos relacionados ao ICMS Ecológico.
Marcelo Lubas e Carlos Gil estavam acompanhados da tecnóloga em gestão financeira da empresa Nativa do Brasil, Leila Anunciação Lubas, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
Potencial
“O município passar a ter de forma documental o potencial das matas nativas que podem ser inseridas no ICMS Ecológico, e a melhoria dos coeficientes das áreas que estão cadastradas. O município de Ivaiporã tem 15% do território com matas nativas preservadas. Trata-se de uma área bastante significativa, o que pode ser transformada em área de preservação. As principais áreas se concentram na região Leste – próxima ao Rio Ivaí”, informou Marcelo Lubas.
Carlos Gil disse que o Plano Municipal de ICMS Ecológico permite ter uma grande noção das áreas verdes do município. “O documento mostra também que o município tem 11 microbacias, onde há 247 nascentes, e o resultado era esperado porque o Estado do Paraná tem bastante mata nativa”, comentou o prefeito Carlos Gil.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação