Quinta-feira, 23 de maio de 2024
Visualizada: 560 vezes
O prefeito Carlos Gil disse que a gestão está transformando áreas importantes da cidade, criando espaços que promovem a mobilidade, acessibilidade e a qualidade de vida.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã – comprometida com a sustentabilidade e a preservação ambiental iniciou as obras de revitalização do Centro Novo 2, após poda e corte de árvores de espécies exóticas que representavam ameaças à biodiversidade – alfeneiro, espatódea, flamboyant, calistemo, fícus, cipreste, grevilha e abacate. As espécies estão em processo de substituição.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente plantou 8 ipês em frente ao Mercado Confiança, 26 em frente à Casa de Carne Godoy e 25 em frente ao Marinho. Também foram plantados 36 Brincos-de-Índio nos canteiros do Jardim Alto da Glória, 4 Jacarandá na Praça Ireno Custódio, 4 espécies Pata-de-Vaca e 4 Palmeiras Fênix nas 2 praças do Jardim Europa, e 10 Primavera na Avenida Ladislao Gil Fernandez.
“Substituir as árvores exóticas por espécies nativas é uma medida essencial para proteger a biodiversidade e promover um ambiente mais sustentável. Cada árvore plantada representa um compromisso com o futuro e com a qualidade de vida”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
Parceria estadual
O projeto Centro Novo é executado com emenda liberada pelo deputado estadual Ademar Traiano no valor de R$4.020.814,35. A Fase 2 será executada nos canteiros da Avenida Souza Naves, entre a Praça França e o Colégio Estadual Barão do Cerro Azul – e passará pela Praça Mário Moreira Bonfim, Casa Esperança, Praça Manuel Marques Pereira e Praça da Bíblia (Terminal Rodoviário), com a inclusão de ornamentos que retratam a história indígena.
O percurso totalizará 2,2 km incluindo ciclovias e calçadas acessíveis, plantio de árvores e grama, instalação de bancos, lixeiras ecológicas, luminárias de LED e pergolados. O objetivo é proporcionar mais mobilidade e acessibilidade.
O prefeito Carlos Gil disse que a gestão está transformando áreas importantes da cidade, criando espaços que promovem a mobilidade, acessibilidade e a qualidade de vida. “As ciclovias, calçadas acessíveis e a infraestrutura verde com árvores e grama são elementos que demonstram o nosso compromisso com uma cidade mais sustentável e acolhedora”, garantiu o prefeito.
Tree Cities of The World
Entre 2021 e abril de 2024, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente doou à população 13.227 mudas e plantou 5.871 árvores em diversos espaços públicos. Todas as espécies plantadas são contabilizadas e registradas, o que proporcionou à Prefeitura de Ivaiporã o reconhecimento da Arbor Day Foundation e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) como Tree Cities of The World (Cidade Árvore do Mundo) em 2022 e 2023.
No Brasil, apenas 34 cidades são reconhecidas pela Arbor Day Foundation e pela FAO/ONU como Cidades Árvore do Mundo. Para obter o reconhecimento as cidades devem comprovar que cumprem os 5 critérios do programa Tree Cities of The World: Establish Responsibility (responsabilidade), Set the Rules (regras), Know What You Have (inventário e diagnóstico), Allocate the Resources (orçamento) and Celebrate Achievements (celebração do Dia da Árvore).
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação