Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Visualizada: 690 vezes
O prefeito Carlos Gil, que se mostrou orgulhoso em nome da população, disse que o impacto da iniciativa vai além do reconhecimento.
Ouvir matéria
A cidade de Ivaiporã alcançou um marco histórico ao ser escolhida como modelo em sustentabilidade pela renomada Universidade de Oxford – Inglaterra, por intermédio do Kellogg College https://encurtador.com.br/PPXkC, integrando a Comissão de Sustentabilidade de Dados, que visa comprovar a pegada de carbono e garantir maior confiabilidade em processos de análise ambiental.
Jonathan Michie, que é presidente do Kellogg College, encaminhou vídeo ao prefeito Carlos Gil, explicando como é feito o trabalho de pesquisa, e o convidando a ir à Universidade de Oxford – uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do mundo.
A novidade foi apresentada pelo consultor em tecnologia da Prefeitura de Ivaiporã, Aleksandro Montanha, que citou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento municipal e global.
Proposta inédita
Segundo Aleksandro Montanha, a proposta de incluir dados reais de uma cidade no trabalho da Comissão de Sustentabilidade de Dados é inédita, uma vez que as análises era realizadas exclusivamente com informações coletadas pela Universidade de Oxford. “Propusemos que, ao invés de dados acadêmicos, fossem utilizados dados de uma cidade, e Ivaiporã foi escolhida, o que transforma o município em referência em sustentabilidade no Paraná, Brasil e no mundo”, afirmou o consultor em tecnologia.
Aleksandro Montanha afirmou que a parceria com Oxford é o reflexo das ações internacionais que Ivaiporã vem desenvolvendo. “Buscamos projetar Ivaiporã internacionalmente – assim como fizemos com a Coreia do Sul, e outros países começaram a se interessar pelos trabalhos desenvolvidos pela administração municipal. Ou seja, querem saber o que é feito de diferente e quais caminhos foram escolhidos”, explicou Aleksandro Montanha.
A busca de apoio internacional em projetos, pesquisa, investimentos e empresas torna possível contatos e acessos – a exemplo da Universidade de Oxford. A projeção internacional, conforme Aleksandro Montanha, é mais expressiva considerando o tamanho e a localização do município.
Destaque e credibilidade
“Imagine um cidade pequena, no interior do Paraná, alcançar uma repercussão tão positiva em questões de transparência e responsabilidade ambiental. É o reconhecimento da administração municipal, que tem conquistado destaque e credibilidade”, declarou Aleksandro Montanha.
De acordo com Aleksandro Montanha a confiabilidade da Comissão de Dados de Sustentabilidade de Oxford reforça ainda mais o potencial da Incubadora Tecnológica de Ivaiporã, demonstrando que está alinhada com padrões globais de transparência e impacto positivo. “Com esse respaldo, investidores nacionais e internacionais encontram em Ivaiporã um ambiente seguro para apoiar iniciativas voltadas à energia limpa, gestão de resíduos e inovação sustentável. Isso fortalece a economia do município, cria oportunidades e posiciona a cidade como referência em crescimento sustentável”, explicou Aleksandro Montanha.
Reconhecimento
O prefeito Carlos Gil, que se mostrou orgulhoso em nome da população, disse que o impacto da iniciativa vai além do reconhecimento. “A inclusão de Ivaiporã na pesquisa de dados proporciona credibilidade para atrair investimentos de empresas, indústrias e fundos internacionais, que buscam transparência e responsabilidade ambiental. Quando há comprovação internacional, isso muda tudo! Os dados confiáveis demonstram que há compromisso real com o meio ambiente, o que é fundamental para conquistar a confiança de investidores”, analisou Carlos Gil.
Vale lembrar que Ivaiporã recebeu Selo Diamante em Transparência Pública da Atricon e a certificação da ONU e Arbor Day de Cidade Árvore do Mundo 2022 e 2023.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação