Terça-feira, 15 de abril de 2025
Visualizada: 431 vezes
O projeto será desenvolvido no Centro da Juventude e atenderá inicialmente 50 alunos — 25 no período da manhã e 25 à tarde — oriundos da Casa de Vivência, Projeto Renascer e do Centro da Juventude.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, retomou nesta terça-feira, dia 15 de abril, o projeto Bombeiro Mirim — uma importante iniciativa voltada à formação cidadã e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.
O projeto será desenvolvido no Centro da Juventude e atenderá inicialmente 50 alunos — 25 no período da manhã e 25 à tarde — oriundos da Casa de Vivência, Projeto Renascer e do Centro da Juventude.
A ação corresponde à Meta 125 da gestão do prefeito Carlos Gil e da vice-prefeita Gertrudes Bernardy.
O projeto, interrompido em 2020, foi totalmente reestruturado. De acordo com a comandante do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, major Geovana Angeli Messias, o formato prevê 8 encontros quinzenais, com início e fim definidos, e um currículo voltado à educação preventiva e às principais ocorrências atendidas pela corporação.
“É uma alegria imensa poder retomar este projeto. A vice-prefeita Gertrudes pleiteava o retorno desde que assumi o comando, em 2022. Reestruturamos o modelo, ampliamos o alcance e, este ano, teremos 2 turmas — manhã e tarde — com o objetivo de alcançar o maior número de crianças”, explicou a major Geovana Angeli.
Noções práticas
Além das atividades desenvolvidas pelos bombeiros, como noções de combate a incêndio, primeiros socorros e rapel, o curso contará com o apoio da Prefeitura em áreas como natação e educação física. Para o soldado e instrutor Rafael de Sousa Santana, a proposta vai além do ensino técnico. “A turma de Bombeiro Mirim vai aprender a agir em situações de emergência, saber quando ligar para o SAMU, para o Corpo de Bombeiros ou para a Polícia Militar e Civil. Isso forma cidadãos mais conscientes e preparados”, assegurou o soldado Santana.
A prefeita interina Gertrudes Bernardy, que é defensora do projeto, comemorou a retomada. “É um dia muito especial! O Bombeiro Mirim foi um dos projetos mais marcantes desenvolvidos em Ivaiporã. Muitos jovens que participaram — atualmente maiores de idade — são adultos que guardam aquele período com carinho. Portanto, o nosso compromisso é oferecer oportunidades de transformação social”, declarou Gertrudes Bernardy.
Segundo a secretária de Assistência Social, Silvana Pessutti, a proposta foi pensada para ter continuidade no município. “Estamos com processo licitatório para aquisição dos uniformes, e os alunos também participarão de eventos do município. O Bombeiro Mirim é um projeto que forma, cuida e transforma”, exemplificou Silvana Pessutti.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação