Terça-feira, 18 de maio de 2021
Última Modificação: 18/05/2021 13:41:26 | Visualizada 426 vezes
A concentração aconteceu em frente à Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), passando pelo centro da cidade e finalizando em frente à Prefeitura.
Ouvir matéria
Nesta terça-feira, dia 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória à morte da menina Araceli Cabrera Crespo, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973, quando tinha 8 anos.
Em função da pandemia do coronavírus (Covid-19) a data foi celebrada pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social – Cras, Creas e Programa Criança Feliz, e pela Câmara de Vereadores com uma carreata, que contou com a participação de instituições de ensino.
A concentração aconteceu em frente à Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), passando pelo centro da cidade e finalizando em frente à Prefeitura, onde o prefeito Carlos Gil recebeu os participantes. “É preciso acreditar nas crianças, escutar, observar o comportamento e, em caso suspeito de abuso e exploração sexual: denunciar”, sugeriu Carlos Gil.
Segundo a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, que foi diretora do Departamento Municipal de Assistência Social – por 7 anos, é muito importante alertar a população sobre a temática. “A violência sexual contra crianças e adolescentes pode ocorrer nos mais diferentes espaços sociais. Inclusive no ambiente doméstico, onde deveriam ser protegidas. Por isso, os pais e responsáveis precisam ficar atentos e proteger as crianças e adolescentes”, alertou Gertrudes Bernardy.
Em caso suspeito de abuso e exploração sexual a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Flávia Kuss, informou que a denúncia pode ser feita pelo Disque 100. Trata-se de um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A população também pode alertar a Polícia Civil de Ivaiporã (43) 3472-1181. Conselho Tutelar (43) 3472-1951 e 98457-1746. Ou a Polícia Militar 190.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Polícia Militar e Prefeitura de Ivaiporã formam 313 alunos da rede municipal no Proerd
Prefeitura de Ivaiporã conclui obras de recape em 6 ruas do Jardim Nova Porã