Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Agricultura familiar

Departamento de Agricultura de Ivaiporã incentiva produtores investir em sericicultura

Sexta-feira, 21 de maio de 2021

Última Modificação: 21/05/2021 09:13:22 | Visualizada 493 vezes

Na quarta-feira, dia 26 de maio, haverá Dia de Campo Sobre Sericicultura


Ouvir matéria

A diretora do Departamento Municipal de Agricultura de Ivaiporã, Estela Guisi Bagio Zanetti, e os agrônomos Gil Roberto Garib e Maria Helena da Cruz discutiram a importância da sericicultura com o supervisor do escritório da Fiação Seda Bratac, em Jardim Alegre, João Donizete Saldan, que veio de Maringá, e com gerente o Rogério Ugucioni. 
A sericicultura, que envolve a produção de casulos, os quais as indústrias transformam em fios e consequentemente em tecidos de seda, é uma importante atividade no Paraná e considerada um bom negócio para agricultura familiar. Além disso, diversifica pequenas propriedades com geração de renda mensal durante 9 meses por ano. 
Um dos objetivos é buscar parceiros e formas de incentivar o produtor rural do município a gerar uma renda a mais – principalmente para os jovens agricultores. “A sericicultura também é um setor importante no município de Ivaiporã, assim como a soja e o café”, afirmou Estela Zanetti.
Trata-se de uma atividade que proporciona boa margem de renda em pequenas áreas de exploração. Mas a preocupação dos agrônomos está relacionada ao uso de agrotóxicos que atinge as plantações de amoreiras.   
Por isso, o Departamento Municipal de Agricultura realizará treinamentos e reuniões no decorrer do ano para capacitar os produtores. Em Ivaiporã há 17 criadores de casulos e a meta é aumentar o número de produtores.  

Dia de Campo 
Na quarta-feira, dia 26 de maio, haverá Dia de Campo Sobre Sericicultura, entre 08h00 às 09h30, na propriedade do produtor Antônio Alves Souza/Pindauvinha. E das 10h00 às 12h00, o Dia de Campo Sobre Sericicultura será promovido na propriedade do produtor Rafael Chambó/Ouro Verde. 
Estela Zanetti disse que os interessados em participar do Dia de Campo Sobre Sericicultura podem procurar o Departamento Municipal de Agricultura, na Avenida Melvis Muchiuti, 940 ou ligar (43) 3472-2130. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também