Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
Última Modificação: 24/02/2022 12:01:36 | Visualizada 1159 vezes
O objetivo é avaliar o comportamento sedentário e os níveis de atividade física das crianças com apoio da Prefeitura
Ouvir matéria
Ricardo Carminato, professor do curso de Educação Física do Campus da UEM de Ivaiporã, iniciou a coleta de dados inédita com cerca de 400 crianças entre 7 e 10 anos, que estudam na rede municipal de ensino, envolvendo também vários testes de aptidão física e coordenação motora – com autorização dos pais ou responsáveis.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, que é vinculado ao Conselho Nacional de Saúde via Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
O objetivo é avaliar o comportamento sedentário e os níveis de atividade física das crianças com apoio da Prefeitura de Ivaiporã, por intermédio do Departamento Municipal de Esporte e da Secretaria Municipal de Educação.
Os dados servem para tese de doutorado do professor Ricardo Carminato e detecção de talentos esportivos para os projetos realizados em parceria entre UEM – projeto de extensão Escola de Iniciação e Prática de Modalidades Esportivas Coletiva, que visa atender crianças e adolescentes de Ivaiporã e região, coordenado e orientado pelos professores William Fernando Garcia e Eduard Ângelo Bendrath, e pelo Departamento Municipal de Esporte.
“É muito importante identificarmos na infância possíveis comportamentos prejudiciais à saúde para que futuras políticas públicas sejam implantadas diretamente na causa de muitas doenças que aparecem na infância, adolescência e na vida adulta”, enfatizou o professor Wendell Arthur Lopes, que é orientador do doutorado do professor Ricardo Carminato.
Escola Municipal Ivaiporã
Nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o professor Ricardo Carminato e alunas do curso de Educação Física da UEM avaliaram crianças na Escola Municipal Ivaiporã. “Fizemos testes de aptidão física e coordenação motora. Na próxima etapa, irei colocar o acelerômetro na cintura das crianças para medir o comportamento sedentário e atividade física praticada por elas. O equipamento será utilizado por 7 dias. Nesse período, as crianças poderão retirar da cintura para tomar banho e dormir”, descreveu Ricardo Carminato, que concluirá quais dias, horários e níveis as crianças são mais sedentárias.
Ricardo Carminato contou que a secretária municipal de Educação, Daiane Soares, e o diretor do Departamento Municipal de Esporte, Marcelo Kloster, foram muito receptivos com a pesquisa de dados e se colocaram à disposição para colaborar.
“A pesquisa é muito interessante porque ajuda a Prefeitura de Ivaiporã a descobrir talentos esportivos nas categorias de base. Além disso, detecta crianças sedentárias, o que também nos ajuda a direcionar a melhor tipo de atividade física”, observou Marcelo Kloster.
A diretora da Escola Municipal Ivaiporã, Ana Paula Mamédia de Lima, acompanhou as avaliações e afirmou que a parceria entre UEM e Prefeitura é muito interessante.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã amplia CMEI José Fiorim e o número de vagas de 70 para 105
9ª Caminhada na Natureza de Ivaiporã atrai amantes de rapel e tirolesa ao Salto do Bulha