Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Talk Show

Departamento de Assistência Social da Prefeitura de Ivaiporã reúne profissionais para debater Abuso e Exploração Sexual

Sexta-feira, 27 de maio de 2022

Última Modificação: 26/05/2022 08:42:13 | Visualizada 134 vezes

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve fatores tais como coação, manipulação e medo.


Ouvir matéria

A especialista em Serviço Social, Camila Franciscato, psicóloga Caroline Barboza, advogado Leandro Coelho e a delegada da 54ª Delegacia de Policia Civil de Ivaiporã, Magda Hofstaetter, foram convidados pela diretora do Departamento de Assistência Social da Prefeitura de Ivaiporã, Flávia Kuss, para debater acerca do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O encontro aconteceu no Centro da Melhor Idade, onde os palestrantes fizeram parte do Talk Show – conduzido pela professora de Filosofia e Socióloga, Simoni Milhorini, e idealizado pelo produtor de eventos Dionata Rodrigues.

Os palestrantes debateram sobre a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, que envolve fatores tais como coação, manipulação e medo.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública são alarmantes. A cada 10 minutos 1 menina ou 1 mulher foi estuprada no Brasil em 2021. Apesar da recorrência do crime, o silencio das vítimas é a regra.

Flávia Kuss e os palestrantes são unânimes ao defender que é preciso garantir que todos tenham o direito de se desenvolver de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual – especialmente o intrafamiliar, que é o mais frequente e envolve a atividade sexual entre uma criança ou adolescente e um membro imediato da família (pai, padrasto, irmão) ou próximo (tio, avô, tia), ou com parentes que a criança considere membros da família. Por outro lado, o abuso sexual extrafamiliar é qualquer forma de prática sexual envolvendo criança/adolescente e alguém que não faça parte da família. Na maioria dos casos, o agressor é conhecido e tem acesso à criança (ex. vizinho, religioso, professor, babá ou amigo da família).

O Talk Show integrou as ações alusivas Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – instituído pela Lei Federal 9.970/00.

Fonte: Prefeitura de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também