Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

SUS

Propostas da população serão validadas na 13ª Conferência Municipal de Saúde de Ivaiporã

Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023

Última Modificação: 08/02/2023 17:54:15 | Visualizada 188 vezes

No dia 1º de março, às 08h00, será realizada a 13ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural Olívia Hauptmann.


Ouvir matéria

As 3 reuniões referentes à Saúde Pública de Ivaiporã, que foram realizadas no distrito do Jacutinga, Unidade Básica de Saúde da Vila Monte Castelo e no Centro da Melhor Idade foram consideradas um sucesso pela diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão.

Após explicar como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) as equipes montaram grupos que discutiram 4 eixos envolvendo abordagens sobre Atenção Básica à Saúde, assistência farmacêutica, saúde bucal, aplicativo de agendamento, doenças sexualmente transmissíveis, urgência e emergência, classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), consultas, exames, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), contratos com os hospitais do município, internamento clínico e gestantes, atendimento em hospitais fora do município, teleatendimento, saúde mental, materno infantil, idoso, doenças crônicas e autismo – por exemplo.

 

Autismo

“Estou muito feliz com a participação da população usuária do SUS, porque surgiram propostas fáceis de serem executadas nos próximos 4 anos. Fiquei surpresa, por exemplo, com a necessidade de envolvimento entre as áreas da Saúde, Social e da Educação voltadas ao autista. Por isso, estão previstos projetos que irão passar a atender o autista”, informou Cristiane Pantaleão.

As reuniões também serviram para reforçar a organização da assistência farmacêutica, visando facilitar o acesso aos medicamentos para aqueles que vivem na área rural; agendas de consultas nas Unidades Básicas de Saúde; planejamento do transporte; e atendimentos na UPA 24h – por exemplo. “As sugestões dadas pela população foram muito interessante, porque nos ajudam a melhorar o processo de trabalho. Além disso, o contato entre os profissionais de saúde e a população colaborou com a identificação de algumas problemáticas”, contou a diretora.

Nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, houve um encontro entre prestadores e profissionais de saúde na Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) para analisar as propostas de melhorias sugeridas pela população. Foram apresentadas 4 temáticas: Atenção Básica, Urgência e Emergência, Média Complexidade e Controle Social e Participação da Comunidade

E, no dia 1º de março, às 08h00, será realizada a 13ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, onde serão validadas as propostas apresentadas nas 3 reuniões.

 

Criação do SUS

Antes da criação do SUS, as políticas eram mais voltadas à recuperação e não à prevenção de doenças. Para quem trabalhava formalmente existia o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), enquanto a outra parte da população não tinha garantia alguma.

O SUS foi definido na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, com o debate de 3 temas: A Saúde Como Dever do Estado e Direito do Cidadão; Reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e o Financiamento Setorial – durante 5 dias, 4 mil participantes e 135 grupos de trabalho. “Por isso, o debate entre profissionais e a população é fundamental para traçar metas e melhorar os atendimentos na saúde pública de Ivaiporã”, comparou Cristiane Pantaleão.

A 3ª reunião contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde e dos vereadores José Maurino Carniato e Josane Disner Teixeira.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também