Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

17 mil mudas

Viveiro Municipal de Ivaiporã é exemplo no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Segunda-feira, 13 de março de 2023

Última Modificação: 13/03/2023 13:56:03 | Visualizada 332 vezes

O Viveiro Municipal contribui para a conservação da biodiversidade e para a recomposição de áreas degradadas.


Ouvir matéria

O Viveiro Municipal de Ivaiporã é um exemplo verde no Vale do Ivaí. Com produção de mudas para arborização urbana e recomposição de matas ciliares, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura produziu 17 mil mudas em 2 anos e mantém 16 tipos de ervas medicinais, garantido o desenvolvimento sustentável da cidade e o ecossistema.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, a arborização e o paisagismo são essenciais para a qualidade de vida da população. “O plantio de árvores – além de proporcionar sombra, embelezamento e conforto térmico, contribui para a diminuição do carbono do ar, absorção de ruídos, proteção do solo e conservação da biodiversidade”, explicou.

O Viveiro Municipal tem capacidade para produzir 25 mil mudas por ano. Atualmente, possui árvores nativas e frutíferas, como ipês, jacarandás e cerejeiras. Além disso, o Viveiro Municipal produz mudas de plantas ornamentais e ervas medicinais, como alecrim, manjericão, hortelã e erva-doce. 

 

Diversidade genética

A produção de mudas é feita por meio de técnicas de controle vegetativo, como estaquia e mergulhia, o que garante a qualidade das mudas e a manutenção da diversidade genética das espécies. Depois de produzidas, as mudas são levadas para as ruas da cidade, onde são plantadas em áreas públicas ou entregues gratuitamente para os munícipes.

Desde o início da gestão Carlos Gil e Marcelo Reis, a diretora Denise Kusminski desenvolve trabalhos de paisagismo na cidade, tais como na Avenida Maranhão, Ladislao Gil Fernandez e Avenida Brasil, que se encontra em processo de revitalização.

O Viveiro Municipal é um importante espaço para educação ambiental. A diretora Denise Kusminski informou que a equipe do Departamento de Meio Ambiente disponibiliza visitas guiadas para estudantes, professores e a comunidade, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e da arborização urbana.  

O trabalho realizado no Viveiro Municipal está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tais como o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima; e o ODS 15 - Vida Terrestre. Com a produção de mudas de espécies nativas, o Viveiro Municipal contribui para a conservação da biodiversidade e para a recomposição de áreas degradadas.

“O Viveiro Municipal é um exemplo de cuidado com a natureza e de compromisso com o desenvolvimento sustentável – e inspiração para outras cidades e comunidades”, declarou o prefeito em exercício Marcelo Reis. O espaço é cuidado especialmente pelo servidor José Carlos, que soma 22 anos de experiência.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também