Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Centro de Apoio

Parceria público-privada entre Prefeitura de Ivaiporã e UniCesumar fortalece a saúde do município

Sábado, 10 de junho de 2023

Última Modificação: 10/06/2023 15:33:22 | Visualizada 1177 vezes

O objetivo é fortalecer a Atenção Básica em saúde, urgência e média complexidade


Ouvir matéria

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, firmaram uma parceria importante com a UniCesumar de Maringá para qualificação e telesaúde por meio do Centro de Apoio em Saúde Coletiva: Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

O objetivo é fortalecer a Atenção Básica em saúde, urgência e média complexidade, por intermédio de ações de controle e monitoramento de doenças crônicas não transmissíveis, vigilância epidemiológica, vigilâncias sanitária e ambiental, saúde do trabalhador, zoonoses e promoção da saúde.

O Centro de Apoio em Saúde Coletiva, composto por médicos, enfermeiras, farmacêuticas e alunos de medicina, utilizará a telesaúde para auxiliar os profissionais da Atenção Básica em Ivaiporã. Uma das estratégias será a teleconsultoria, na qual o Centro de Apoio em Saúde Coletiva irá assessorar o fluxo de atendimento e, em alguns casos, oferecer consultas especializadas a distância.

Cristiane Pantaleão apresentou a demanda de consultas e exames do município, ressaltando que a espera por atendimento especializado é alta, com 7.281 pacientes aguardando consultas com neurologistas, vasculares, pneumologistas, especialistas em diversas áreas, além de exames e procedimentos. “O trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde é fundamental para resolver a maioria dos problemas de saúde”, afirmou Cristiane Pantaleão.

 

Formação

Ana Maria Machado, coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar, defendeu a formação de médicos capazes de fornecer atendimento personalizado e enfatizou o pioneirismo da parceria estabelecida com Ivaiporã na área de teleatendimento, teleconsulta e teleconsultoria, fortalecendo o Sistema Único de Saúde.

A parceria entre a Prefeitura e a UniCesumar conta com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri (Sabão). “Parabenizo a diretora Cristiane Pantaleão e as equipes pelo trabalho desenvolvido em prol da saúde do município e pela parceria firmada com a UniCesumar em benefício dos atendimentos pelo SUS”, declarou o presidente.

Em seguida, o prefeito Carlos Gil citou a transformação significativa na área da saúde em Ivaiporã, entre 2021 e 2023, e enfatizou a excelência da UniCesumar como instituição de ensino superior. “Esta parceria público-privada irá capacitar os profissionais de acordo com os protocolos de saúde adotados em Ivaiporã”, disse Carlos Gil, que assinou o contrato como prova do compromisso com a iniciativa.

O contrato foi assinado na presença dos docentes de Saúde Coletiva da UniCesumar: Luana Tironi Giacometti, Janete Veltrini Fonzar, Cláudia Tiemi Miyamoto Rosada e Eduardo Wentz Ribeiro, diretores de departamentos da Prefeitura, equipes de saúde e vereadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também