Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Incentivo

1ª Convenção da Secretaria de Educação de Ivaiporã discute Desafios da Contemporaneidade para uma Educação Humanizadora

Domingo, 23 de julho de 2023

Última Modificação: 01/08/2023 08:09:15 | Visualizada 571 vezes

A palestrante convidada, Helda Elaine, vinda de Marechal Cândido Rondon, trouxe uma apresentação inspiradora sobre a Educação que Potencializa


Ouvir matéria

Nos dias 20 e 21 de julho, o Centro Cultural Olívia Hauptman de Ivaiporã foi o cenário para a realização da 1ª Convenção da Secretaria Municipal de Educação, que teve como tema central: "Desafios da Contemporaneidade para Educação Humanizadora". O evento foi realizado em parceria com o Grupo Rhema Educação, mantenedor da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec), e contou com o apoio da Editora Opet.

A abertura da convenção foi marcada pelas boas-vindas aos convidados e professores presentes dadas pela secretária municipal de Educação, Daiane Soares, que citou o objetivo principal do encontro: estimular estudos e planejamentos para o 2º semestre, além de proporcionar um espaço de reflexão sobre a prática em sala de aula, trazendo especialistas da área para contribuir nas discussões.

A palestrante convidada, Helda Elaine, vinda de Marechal Cândido Rondon, trouxe uma apresentação inspiradora sobre a Educação que Potencializa. Helda Elaine enfatizou o papel dos professores e educadores como agentes de transformação, capazes de impactar positivamente a realidade em que vivem. “É fundamental que os profissionais da educação se empoderem e busquem meios para aprimorar as práticas, deixando de lado as desculpas”, sugeriu.

 

Temas

Na sexta-feira, 21 de julho, foram abordados temas importantes em diferentes palestras, tais como Autismo - Desafios em Sala de Aula, apresentado pela pedagoga Andrea Gama Piana; Cultura de Paz: Comunicação Não Violenta, explicada pela especialista em Neurociências Leila Pryjma; Uso de Telas e o Desenvolvimento Infantil, exposto pelo pedagogo Luiz Paulo Moura Soares; e Saúde Mental dos Profissionais da Educação, elucidada pelo psicólogo Robson Batista Dias. Na ocasião, o diretor geral da Fatec, Fábio César, interagiu entre os palestrantes e os professores.

Além dos debates e palestras, a 1ª Convenção da Secretaria Municipal de Educação reservou momentos artísticos, como apresentações de palhaços, ballet e música para agregar valor e inspiração ao evento.

A vereadora Gertrudes Bernardy, representando o poder Legislativo e Executivo, parabenizou a Secretaria Municipal de Educação, o Grupo Rhema Educação e a Editora Opet pela iniciativa em promover o encontro. Ela incentivou os professores a cultivarem um ambiente de carinho e dedicação junto às crianças, ressaltando a importância da educação humanizadora para o desenvolvimento integral dos alunos.

A 1ª Convenção da Secretaria Municipal de Educação de Ivaiporã foi um momento enriquecedor de troca de conhecimentos e reflexões sobre os desafios contemporâneos na área da educação, buscando caminhos para uma prática pedagógica cada vez mais humanizada e eficaz.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também