Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Agricultor

Prefeitura de Ivaiporã fortalece agronegócio e valoriza produtores rurais inaugurando Central da Agricultura Familiar

Sexta-feira, 28 de julho de 2023

Última Modificação: 28/07/2023 18:07:47 | Visualizada 741 vezes

O ambiente foi especialmente decorado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que contratou Rique Galiani - Country Man e coordenou o almoço para centenas de convidados.


Ouvir matéria

Sexta-feira, 28 de julho – Dia do Agricultor. Esta foi a data escolhida pela Prefeitura de Ivaiporã para inaugurar a Central da Agricultura Familiar, implantada num terreno de 7.490m² com 1.600m² de área construída, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, e benção do padre da Paróquia Bom Jesus, Célio Tarozo.  

O ambiente foi especialmente decorado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que contratou Rique Galiani – Country Man e coordenou o almoço para centenas de convidados.  

Para implantar a Central da Agricultura Familiar, que tem mais de 100 produtores cadastrados, a Prefeitura investiu cerca de R$1,2 milhão em obras, equipamentos e tecnologia. Além disso, a administração municipal cumpre mais uma meta do plano de governo (72). 

A administração da Central da Agricultura Familiar será conduzida pela Associação de Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã, responsável pela recepção, classificação, distribuição e escoamento da produção em colaboração com os municípios parceiros, que incluem Ariranha do Ivaí, Arapuã, Cândido de Abreu, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli e Manoel Ribas. Semanalmente, a produção será disponibilizada por meio de um site institucional, permitindo que os compradores acessem informações sobre a quantidade e variedade de produtos disponíveis, facilitando as negociações de aquisição.

 

Agro regional

O palco de honra foi composto pelo prefeito Carlos Gil; vice-prefeito Marcelo Reis; presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Aparecido Montanheri (Sabão); vereadora Gertrudes Bernardy; secretário municipal de Agricultura, Carlos César Oliveira; chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Agricultura, Vitória Holzmann; presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Sérgio dos Santos; gerente regional do IDR-Paraná, Alini Machado; presidente da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, Arcindo Ravar; presidente e a coordenadora da Associação de Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã, Rony Cobianchi e Laine Fernanda Uliwiak – entre outros convidados.

Carlos César Oliveira afirmou que se tratou de um dia muito esperado pelos produtores rurais, que passam a contar com uma estrutura regionalizada. “O nosso objetivo é fortalecer a produção hortifrutigranjeira da região e disponibilizar uma agroindústria na Central da Agricultura Familiar visando agregar valor à agricultura familiar”, explicou Carlos Oliveira.

Ivaiporã deixa de ser coadjuvante – passando a protagonista. Esta é a opinião do presidente Rony Cobianchi, que produz tomate. “No Brasil, 70% da alimentação é produzida pela agricultura familiar. Por isso, a Central da Agricultura Familiar é muito importante para os produtores do município”, declarou Rony Cobianchi.

Vitória Montenegro parabenizou a Prefeitura pelos investimentos, lembrou que os municípios parceiros têm assistência técnica e os produtores podem recorrer à Central da Agricultura Familiar para comercializar a produção agrícola.

 

União

Convidado a usar da palavra Edivaldo Montanheri também congratulou o prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis por atender as necessidades dos agricultores. “Não medimos esforços para aprovar o projeto de implantação da Central da Agricultura Familiar. Por isso, peço união entre produtores e o poder público para fortalecer o agronegócio regional”, sugeriu Edivaldo Montanheri.

Segundo Marcelo Reis, quando se investe no agro se fortalece a agricultura familiar. “É gestão pública! É pensar na população de Ivaiporã! Portanto, o município passa por uma grande evolução”, afirmou o vice-prefeito.

O Dia do Agricultor é considerado especial para o prefeito Carlos Gil, que também é produtor rural.  “Ao inaugurar a Central da Agricultura Familiar estamos reafirmando o nosso compromisso com os produtores rurais de Ivaiporã. Vamos fortalecer e valorizar o trabalho dos agricultores, proporcionando um espaço para comercialização direta dos produtos, promovendo a agricultura sustentável e encurtando o caminho entre o produtor e o consumidor”, analisou Carlos Gil.

A solenidade foi marcada pela presença de prefeitos da região, produtores rurais e representantes de associações e empresas agrícolas, e incluiu uma palestra com o gerente do Banco do Brasil de Ivaiporã, Aristides Schiochet Júnior, sobre Crédito Rural e Plano Safra.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também