Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Pioneirismo

Prefeito de Maringá visita Carlos Gil e elogia Tarifa Zero de Ivaiporã

Quarta-feira, 09 de agosto de 2023

Última Modificação: 09/08/2023 15:55:41 | Visualizada 405 vezes

Ulisses Maia ressaltou a importância de compartilhar boas práticas e discutir questões que impactam as cidades.


Ouvir matéria

O cenário político nacional e as semelhanças entre Maringá e Ivaiporã foram pautas entre os respectivos prefeitos Ulisses Maia e Carlos Gil, nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, durante reunião na Prefeitura de Ivaiporã.

Os prefeitos destacaram as semelhanças entre Maringá e Ivaiporã – avenidas amplas, zonas arborizadas e o prestigiado título internacional de Cidade Árvore do Mundo. São características urbanas que promovem a qualidade de vida dos cidadãos.

Ulisses Maia ressaltou a importância de compartilhar boas práticas e discutir questões que impactam as cidades – especialmente aquelas que enfrentam problemas e desafios semelhantes. Ulisses Maia defendeu a integração entre as regiões Noroeste e Norte do Paraná, com um enfoque especial no Vale do Ivaí, visando à cooperação e o desenvolvimento regional.

 

Tarifa Zero

Um dos destaques da conversa foi o elogio de Ulisses Maia à Tarifa Zero no transporte público de Ivaiporã. Como membro da Frente Nacional dos Prefeitos, um grupo que reúne líderes municipais de cidades com mais de 80 mil habitantes, Ulisses Maia enfatizou que a pauta da Tarifa Zero ganhou destaque no país, especialmente em cidades de grande porte que buscam reduzir os custos do transporte público para os cidadãos.

“Ivaiporã se tornou uma referência nacional ao adotar essa política pioneira”, afirmou Ulisses Maia compartilhando como Maringá também busca incentivar o uso do transporte coletivo por meio de subsídios municipais. “Apesar de a tarifa normal ser de R$7,00 a cidade oferece uma tarifa de R$4,80 para estimular os moradores a optarem pelo transporte público em vez de veículos particulares. Essa medida tem como objetivo não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também contribuir para a redução de acidentes e emissões de poluentes, promovendo um ambiente mais sustentável e saudável”, justificou o prefeito de Maringá.

Sobre a temática, o prefeito Carlos Gil explicou que a Tarifa Zero foi adotada em Ivaiporã, em 2001, muito antes das manifestações nacionais que demandaram a redução nas tarifas em 2013. “A população de Ivaiporã desfruta do transporte público gratuito, há 22 anos, com os custos integralmente assumidos pela Prefeitura. Essa medida pioneira tem sido um fator fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos de Ivaiporã e se tornou um modelo a ser seguido por outras cidades brasileiras”, declarou Carlos Gil.

A reunião também contou com a presença do chefe de gabinete da Prefeitura de Ivaiporã, Alaercio Búfalo, secretário municipal de Assuntos Metropolitanos de Maringá, Fausto Herradon, e do assessor de imprensa Rodrigo Lima, reforçando o compromisso de cooperação entre as cidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também