Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Saúde mental

Prefeitura de Ivaiporã e Fatec debatem Valorização da Vida durante mesa redonda

Quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Última Modificação: 13/09/2023 11:25:46 | Visualizada 119 vezes

Este mês serão realizadas mais ações com o objetivo de ampliar o debate sobre os fatores de risco e proteção da saúde mental.


Ouvir matéria

O mês de setembro é reconhecido mundialmente como um período dedicado à conscientização sobre transtornos mentais e à prevenção do suicídio. Com o objetivo de promover a discussão e a Valorização da Vida, a coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, e a Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) realizaram uma mesa redonda com especialistas que atuam na rede de serviços de saúde pública e privada.

A abertura da mesa redonda foi feita pela coordenadora do curso de Psicologia da Fatec, Vanessa da Silva Gonçalves, que deu as boas-vindas aos profissionais convidados e aos estudantes. A coordenadora explicou que o palco do debate foi especialmente decorado com trabalhos desenvolvidos pelos pacientes do Caps e destacou a importância da Valorização da Vida.

O diretor acadêmico da Fatec, Roni Ferreira, enfatizou a relevância de discutir o tema – independentemente de campanhas. “A Fatec oferece o curso de Psicologia e considero fundamental somar experiências com profissionais da administração municipal, que contribuem com a formação dos acadêmicos. Portanto, a pandemia do coronavírus trouxe à tona a necessidade de cuidar da saúde mental de forma contínua”, opinou Roni Ferreira.

 

Convidados

O tema da Valorização da Vida foi abordado pelo psicólogo e pela psiquiatra do Caps, Rafael Brito e Ana Carolina Cavalcante; coordenador do Samu 192, Rubens Bressanim; e pela neurologista Amanda Letícia André, intermediado pela psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Thais Naiara de Oliveira.

A mesa redonda proporcionou um espaço de reflexão e diálogo sobre questões cruciais relacionadas à saúde mental e à prevenção do suicídio, demonstrando a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais na promoção do bem-estar da comunidade.

“A mesa redonda representou um passo significativo na direção de uma abordagem mais ampla e eficaz para abordar os desafios que envolvem a saúde mental em Ivaiporã”, declarou a coordenadora do Caps, Alana Moraes Vanzela, informando que este mês serão realizadas mais ações com o objetivo de ampliar o debate sobre os fatores de risco e proteção da saúde mental.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também