Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Lei 3.921

Ivaiporã institui Conselho Municipal da Mulher, após a criação da Lei 3.921/2023

Segunda-feira, 02 de outubro de 2023

Última Modificação: 02/10/2023 17:29:59 | Visualizada 68 vezes

Esta iniciativa demonstra o compromisso da cidade em garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas e que as demandas sejam atendidas de maneira eficaz.


Ouvir matéria

A promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento das mulheres são princípios fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Nesse contexto, a cidade de Ivaiporã dá um importante passo em direção a este objetivo ao instituir o Conselho Municipal da Mulher, após a criação da Lei 3.921 datada de 26 de setembro. A direção é composta pela presidente Thais Oliveira, vice-presidente Sandra Mara da Silva e pela secretária Edicleia Kulcamp.

Esta iniciativa demonstra o compromisso da cidade em garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas e que as demandas sejam atendidas de maneira eficaz.

O Conselho Municipal da Mulher foi instituído na quinta-feira, dia 28 de setembro, durante a 1ª Assembleia Geral dos Direitos da Mulher de Ivaiporã, que abordou a Importância do Controle Social na Defesa dos Direitos da Mulher com a participação da secretária municipal de Assistência Social – e gestora da Política da Mulher, Silvana Pessutti, vice-prefeito Marcelo Reis, e da vereadora Gertrudes Bernardy, que representou as mulheres de Ivaiporã.

Além do tema central foram discutidas a implantação de estratégias de fortalecimento das políticas para mulheres, a proteção de direitos e inclusão das mulheres na agenda de políticas públicas e o respeito pela dignidade e estímulo à participação da mulher na vida pessoal e social.

 

Fortalecimento

Silvana Pessutti considerou muito importante para Ivaiporã ter o Conselho Municipal da Mulher, por meio do qual será possível fortalecer as políticas públicas em prol das mulheres do município. “Há 9 meses, iniciamos os trâmites legais para formar o Conselho Municipal da Mulher. É gratificante ver o interesse de diversas mulheres dedicadas às causas femininas”, afirmou Silvana Pessutti.    

Gertrudes Bernardy expressou satisfação e apoio à instituição do Conselho Municipal da Mulher, citando a importância do órgão na promoção dos direitos das mulheres.  “O Conselho Municipal da Mulher é crucial para nos ouvir, discutir as nossas necessidades e lutar por nossos direitos. Estou muito orgulhosa de fazer parte deste momento histórico e comprometida em trabalhar incansavelmente para garantir que as mulheres de Ivaiporã sejam respeitadas e tenham igualdade de oportunidades”, declarou a vereadora Gertrudes Bernardy.

O compromisso com a promoção da igualdade de gênero foi mencionado pelo vice-prefeito Marcelo Reis. “A instituição do Conselho Municipal da Mulher é um marco importante. Por isso, estou comprometido em apoiar o órgão para que possa desempenhar um papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres. Juntos, trabalharemos para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, visando mudanças positivas e significativas para Ivaiporã”, sintetizou Marcelo Reis. 

Para falar sobre os Direitos da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social convidou a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Thais Nayara de Oliveira, que apresentou uma visão abrangente sobre a importância da igualdade de gênero e da proteção dos direitos das mulheres na sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também