Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Mau tempo

Prefeitura de Ivaiporã estabelece critérios para fornecimento de telhas eternit a vítimas de tempestades e granizo

Domingo, 08 de outubro de 2023

Última Modificação: 13/10/2023 15:17:57 | Visualizada 1200 vezes

A medida foi tomada em resposta ao mau tempo que atingiu o município em 7 de outubro de 2023


Ouvir matéria

O prefeito em exercício de Ivaiporã, Marcelo dos Reis, anunciou neste domingo, dia 8 de outubro, a adoção de critérios específicos para a distribuição de telhas eternit à população afetada por desastres climáticos, como tempestades e chuvas de granizo. A medida foi tomada em resposta ao mau tempo que atingiu o município em 7 de outubro de 2023 e formalizada por meio de portaria, que será publicada nesta segunda-feira, dia 9 de outubro.

A portaria assinada pelo prefeito Marcelo Reis estabelece os seguintes requisitos para o recebimento das telhas: estar afetado pelo desastre; estar inscrito no Cadastro Único; e possuir renda per capita de até 1 salário mínimo. Além disso, os beneficiários devem apresentar os seguintes documentos para efetuar o cadastro: CPF e RG, comprovante de residência; e relatório fotográfico do desastre.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi designado como responsável pela realização dos cadastros das famílias afetadas. As Secretarias de Obras e Viação ficam encarregadas de visitar as residências afetadas e realizar a entrega do material necessário.

A portaria entra em vigor na data da publicação, visando a rápida assistência àqueles que enfrentam dificuldades devido ao desastre climático.

O prefeito Marcelo dos Reis ressaltou a importância da medida, afirmando que a Prefeitura está comprometida em apoiar as famílias que sofreram com os impactos do mau tempo. “Estamos agindo de forma rápida e eficaz para fornecer o auxílio necessário à população afetada”, reforçou Marcelo Reis. A iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal em ajudar os cidadãos a se recuperarem dos danos causados pelos desastres naturais.  

 

Medidas

Logo que o mau tempo iniciou no sábado, dia 7 de outubro, por volta das 17h00, os prefeitos Carlos Gil (licenciado) e Marcelo Reis (em exercício), e a secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, adotaram as medidas necessárias para auxiliar a população com apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, tendo em vista os danos causados pelo vento e granizo em dezenas de residências e órgãos públicos, tais como teto do jardim da Prefeitura e de estabelecimentos municipais de ensino.

Neste domingo, dia 8 de outubro, Denise Kusminski preencheu a plataforma integrada do Sistema Informatizado da Defesa Civil do Paraná (SISDC) solicitando à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil o envio imediato de telhas, cestas básicas e kit higiene (1 por família) para famílias atendidas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Carlos Gil e Marcelo Reis agradeceram ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, equipes municipais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Coordenadoria Estadual da Defesa Civil pela rápida adoção de medidas em prol da população afetada.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também