Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Compromisso

Prefeitura de Ivaiporã cobra à Sanepar eficiência na qualidade da água durante Audiência Pública

Sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Última Modificação: 20/10/2023 17:11:15 | Visualizada 133 vezes

Marcelo Reis enfatizou o compromisso da administração municipal em abordar as preocupações da população em relação à falta e à má qualidade da água


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã realizou uma importante Audiência Pública para discutir a qualidade do abastecimento de água – um tema que tem preocupado a população. A Audiência Pública aconteceu no Centro da Melhor Idade, na quinta-feira, dia 19 de outubro, com transmissão ao vivo.

Participaram os prefeitos de Ivaiporã, Marcelo Reis (em exercício) e Carlos Gil (licenciado), presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri (Sabão), secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, vereadora Gertrudes Bernardy, gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, gerente comercial da Sanepar, Evelise Bertão Pinheiro Kluk, e o gerente de projetos e obras da Sanepar de Londrina, Flávio Yoshida.

Marcelo Reis enfatizou o compromisso da administração municipal em abordar as preocupações da população em relação à falta e à má qualidade da água, que têm se concentrado na coloração inadequada da água que sai das torneiras, variando de marrom a preta em alguns casos.

As cobranças da população por melhorias também foram citadas por Edivaldo Aparecido Montanheri, que pediu empenho à Sanepar para sanar os problemas tornados públicos via redes sociais e presencialmente durante a Audiência Pública. O secretário municipal de Educação, Adriano Diglio, lamentou ter que dispensar aulas em centros municipais de educação infantil e escolas – prejudicando 450 alunos. “Faltou aquilo que é fundamental: água”, lamentou Adriano Diglio.

 

Ação coletiva

Carlos Gil avisou que irá reforçar a cobrança por melhorias uma vez que a qualidade da água tem piorado em Ivaiporã. “Inclusive o Procon está à disposição da população. Se for preciso a Prefeitura entrará com um ação coletiva contra a Sanepar.  No entanto, acredito que não será necessário tomar esta medida”, desejou Carlos Gil.

Luiz Carlos Jacovassi apresentou informações detalhadas sobre o sistema de abastecimento de água em Ivaiporã, esclarecendo os procedimentos de tratamento da água e a infraestrutura que sustenta o serviço. “A empresa está empenhada em resolver os problemas apontados pela população e vamos tomar medidas para garantir a melhoria da qualidade da água”, informou o gerente regional.  

Após ouvir diversos relatos da população Evelise Bertão Pinheiro Kluk informou que os engenheiros da Sanepar estão desenvolvendo projeto para substitui redes de ferro e foram dados treinamentos aos encanadores para fazer manutenção de rede adequada.

“Os clientes podem procurar a central de relacionamento da Sanepar e, se necessário, serão feitas vistorias para comprovar os prejuízos financeiros, que podem resultar em descontos nos valores pagos decorrentes da má qualidade de água. Quanto à limpeza de caixas d’água é preciso avaliar cada caso. Por isso, é importante a população procurar a central de relacionamento e levar o comprovante dos custos que tiveram com a manutenção”, esclareceu Evelise Bertão Pinheiro Kluk.

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também