Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Homenagem

Secretaria de Educação de Ivaiporã recebe 900 exemplares dos Contos Infantis do Tio Jorginho

Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023

Última Modificação: 01/12/2023 16:39:54 | Visualizada 46 vezes

O livro surgiu das histórias infantis criadas e contadas pelo saudoso Jorge Faria, que era garçom e cozinheiro profissional.


Ouvir matéria

A Secretaria de Educação de Ivaiporã recebeu a doação de 900 livros – intitulado Contos Infantis do Tio Jorginho, por meio da Loja Maçônica Amor e Liberdade. A obra foi escrita por Jorge Faria (in memória) – representado no lançamento pela esposa Luiza Diniz Faria e as filhas Gabriela e Daniele Faria, que testemunharam a concretização do sonho do falecido autor.

O livro surgiu das histórias infantis criadas e contadas pelo saudoso Jorge Faria, que era garçom e cozinheiro profissional. O autor desempenhava a profissão com maestria e prazer, cativando as pessoas com gentileza e educação.

Em vida, nunca lhe foi possível publicar o livro. Mas este era o desejo dele. Com um considerável número de contos escritos, a obra foi estruturada pelos amigos Rui Moacir Gasparoto e Paulo Maia Junior – representados no lançamento pelo empresário Marcos Batista, editado por Francisco Moreno Banhia e Maria Pereira Boing, e custeado pela Loja Maçônica Amor e Liberdade.   

 

Rui Gasparoto

“A ideia surgiu do amigo do meu pai [Rui Moacir Gasparoto], que frequentava a maçonaria. Ele pegou as histórias e procurou ajuda para conseguir patrocínio, gráfica, correção... Foi uma surpresa para a família quando ele falou que o livro estava pronto”, contou Daniele Faria.

Os Contos Infantis do Tio Jorginho são de fácil leitura, tem corpo dramático na medida certa e encerram-se frequentemente com um esperado “final feliz”. O secretário municipal de Educação de Ivaiporã, Adriano Diglio, se prontificou a realizar uma noite de lançamento da obra como forma de homenagear Jorge Faria, que foi vítima da pandemia do coronavírus há 3 anos.

“Foi uma honra proporcionar a solenidade de lançamento dos Contos Infantis do Tio Jorginho, porque o autor merece o reconhecimento da sociedade e da Secretaria de Educação de Ivaiporã”, afirmou Adriano Diglio. 

De acordo com o presidente da Loja Maçônica Amor e Liberdade, Mauri Pedro Fuganti Júnior, a doação dos livros ajuda os alunos da rede municipal de ensino a descobrir a leitura.

Em nome da Prefeitura, o chefe de gabinete, Alaércio Búfalo, expressou satisfação ao representar o prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis, enfatizando a importância do momento para a memória do autor Jorge Faria e para a educação de Ivaiporã.

A cerimônia também contou com a presença do subtenente do 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Ivaiporã, Cleber Trova, representando a Loja Maçônica Fênix 32.

Fonte: Prefeitura de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também