Terça-feira, 05 de dezembro de 2023
Última Modificação: 05/12/2023 18:47:09 | Visualizada 240 vezes
Em 2022, a direção da Fatec protocolou no Ministério da Educação e Cultura (MEC) o pedido de implantação do curso de Medicina.
Ouvir matéria
“Há 9 anos, quando decidi investir na educação, em Ivaiporã, o que mais me encantou foi a perspectiva de desenvolvimento proporcionada pela gestão Carlos Gil”. Esta afirmação é do diretor geral da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), Fábio Costa, que apresentou aos profissionais da saúde e à sociedade o Complexo da Saúde e Inovação.
Visivelmente emocionado, Fábio Costa contou que sonhava com a implantação do curso de Medicina e dividiu o desejo com a população para que pudesse sonhar junto, quando anunciou o pedido no MEC.
Laboratórios
O Complexo da Saúde e Inovação é composto por laboratório de ensino de práticas morfofuncionais, metodologias ativas, laboratório de ensino de práticas em microbiologia e farmacologia, laboratório multidisciplinar de habilidades e simulações realísticas I, laboratório de ensino de práticas em habilidades cirúrgicas II, laboratório de ensino de práticas em habilidades realística clínicas e UTI III, laboratório de ensino de microscopia e parasitologia, e tutorias.
O investimento em avançados laboratórios com tecnologia de ponta foi traduzido por Fábio Costa como amor à educação e à cidade de Ivaiporã. Em seguida, o diretor geral apresentou a equipe prevista para trabalhar no curso de Medicina.
A Fatec oferece 15 cursos: Agronegócio, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística, Pedagogia, Psicologia e Recursos Humanos – e a direção pretende torná-la Centro Universitário.
Fundamentos
“O trabalho desenvolvido pela Fatec é espetacular! Um dos fundamentos é a saúde pública. Por isso, sinto-me feliz pela cidade e o Vale do Ivaí, porque a Fatec forma excelentes profissionais”, garantiu o prefeito Carlos Gil.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, acompanhou a formulação da grade curricular e participou das reuniões com o MEC e o Conselho Nacional de Saúde, que aprovou a 1ª fase do curso de Medicina. “O nosso interesse é que a Fatec forme excelentes profissionais. Afinal, o maior campo de estágio na área da saúde é o Sistema Único de Saúde”, pontuou Cristiane Pantaleão.
Credibilidade e respeito foram os adjetivos atribuídos à Fatec pelo diretor acadêmico, Roni Ferreira, para justificar o nível de formação que é oferecido aos acadêmicos. “Quem faz o bem: colhe o bem. Portanto, a nossa expectativa é muito grande em relação à aprovação do MEC”, disse Roni Ferreira.
O coordenador de projetos, pesquisas e extensão da Fatec, João Felipe Marques, contou que o curso de Medicina foi pensado com seriedade e de forma compartilhada entre variados profissionais de saúde. Após a solenidade foi cortada a fita inaugural – seguida de visita guiada aos laboratórios.
Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa
Prefeitura de Ivaiporã intensifica programa Cidade Limpa para prevenir casos de Aedes aegypti
Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue
Deputado Arilson Chiorato viabiliza R$1 milhão para investir na Saúde de Ivaiporã