Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

8 de março

Prefeitura de Ivaiporã celebra Dia Internacional da Mulher no Centro Cultural Olívia Hauptmann

Sexta-feira, 08 de março de 2024

Última Modificação: 08/03/2024 23:51:57 | Visualizada 314 vezes

Durante o evento, foram debatidos temas relevantes para a mulher moderna, tais como a Sexualidade Feminina, Mulher Moderna e as Leis de Proteção À Mulher.


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma comemoração especial em honra ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Centro Cultural Olívia Hauptmann, nesta sexta-feira, dia 8 de março, oferecendo conteúdo artístico, cultural e debates pertinentes à realidade feminina.

Entre os convidados estiveram o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, o vice- procuradora da Procuradoria da Mulher de Ivaiporã, Gertrudes Bernandy, e a vereadora Sandra Mara, ex-governador Orlando Pessuti, vereadoras Josane Disner Teixeira e Sandra Mara, e secretários municipais.

O secretário de Cultura, Dionata Rodrigues, destacou a importância da cultura como instrumento de celebração neste Dia Internacional da Mulher. “A cultura tem um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e na valorização das mulheres na sociedade. E este evento representa uma oportunidade para reconhecermos a contribuição das mulheres para a cultura e para a história de Ivaiporã”, afirmou Rodrigues, que parabenizou a ex-secretária de Cultura, Luciane Baggio, pelo trabalho desenvolvido.

 

Igualdade de gênero

A importância de espaços públicos para discutir e promover os direitos das mulheres foi mencionada pela procuradora Gertrudes Bernardy. “O Encontro de Mulheres, que é apoiado pela Procuradoria da Mulher, demonstra o compromisso com a igualdade de gênero e o combate às formas de discriminação contra as mulheres. Precisamos continuar lutando para que as mulheres tenham voz e oportunidades em diversos aspectos da sociedade”, declarou Bernardy.

O desempenho da mulher na sociedade foi enfatizado por Orlando Pessuti, que também falou sobre Maria – a mãe de Jesus, e parabenizou a Secretaria de Cultura por prestar homenagem às mulheres do município. 

Encerrando o ato solene, o prefeito Carlos Gil reconheceu a dedicação de Luciane Baggio e afirmou que o Centro Cultural Olívia Hauptmann é um espaço repleto de história e cultura.

“A implantação da Procuradoria da Mulher, liderada com dedicação pela procuradora Gertrudes Bernardy, é um marco significativo para promover os direitos e a proteção das mulheres na sociedade. É um símbolo de combate a qualquer forma de discriminação e violência de gênero, garantindo que cada mulher se sinta segura, respeitada e valorizada”, afirmou Carlos Gil citando a implantação do Conselho Municipal da Mulher, que visa políticas inclusivas e programas que incentivam as mulheres e a igualdade de oportunidades.

Durante o evento, foram debatidos temas relevantes para a mulher moderna, tais como a Sexualidade Feminina, Mulher Moderna e as Leis de Proteção À Mulher. As convidadas Ione Muchiuti (professora de Educação Física aposentada), Jéssica Ghizoni (fisioterapeuta), Tainara Conti Peres (advogada e coordenadora do curso de Direito da Fatec), Danielli Maria Lira Ramari (advogada do Núcleo de Práticas Jurídicas da Fatec) e Liliane Wielewski Pobbe Mainardes (docente do curso de Psicologia da Fatec) enriqueceram os debates dando contribuições.

Além dos debates, o evento contou com um show do DJ e saxofonista Marquinhos Dutra, proporcionando momentos de descontração e celebração. O Encontro de Mulheres reafirmou o compromisso da Prefeitura de Ivaiporã em promover a igualdade de gênero.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também