Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Preservação

Prefeitura de Ivaiporã celebra Dia Mundial da Água com destaque para preservação ambiental

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Última Modificação: 22/03/2024 18:17:52 | Visualizada 250 vezes

"Neste Dia Mundial da Água, convido a população a se juntar nesta jornada de cuidado e proteção do meio ambiente", convidou o prefeito Carlos Gil.


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã reuniu técnicos e especialistas ambientais para celebrar o Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira, dia 22 de março, no Pesqueiro Castelinho, onde o foco foi voltado à preservação ambiental – especialmente no programa Cultivando Água Limpa. O cerimonial ficou a cargo do repórter Wellyngton Jhonis

Iniciado durante na 1ª gestão do prefeito Carlos Gil (2013/2016), o programa Cultivando Água Limpa é desenvolvido para recuperar e preservar as nascentes e matas ciliares próximas à Bacia do Rio Pindaúva. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ultrapassou 250 nascentes recuperadas.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, vereadora Gertrudes Bernardy, secretários municipais de Meio Ambiente e de Agricultura, Denise Kusminski e Miro Barbosa, técnico da Secretaria de Agricultura, Carlos Oliveira, chefe regional do Instituto Água e Terra, Maurilio Villa, chefe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Alini Machado, e pela chefe do Núcleo da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Vitória Holzmann.

 

Planeta saudável

“Neste Dia Mundial da Água, convido a população a se juntar nesta jornada de cuidado e proteção do meio ambiente. Cada gesto, por menor que seja, faz a diferença. Vamos continuar trabalhando para garantir que as futuras gerações possam desfrutar de um planeta saudável”, afirmou Carlos Gil. 

Os demais membros da mesa foram unânimes ao defender a necessidade de adoção de medidas que protejam o meio ambiente e acerca dos desafios e conquistas na preservação ambiental em Ivaiporã.

Palestras sobre a Importância da Conservação de Nascentes; Programa de Qualificação de Agroindústria Familiar e Rural; Elaboração de Clorador; e Monitoramento da Potabilidade da Água para Promoção da Saúde foram abordadas pelo extensionista rural da diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e da Divisão de Proteção de Manancial, Ricardo Augusto da Silva, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Thiago Moraes de Oliveira, técnico agrícola do IDR, Marcos Antônio de Freitas, e pela farmacêutica do Laboratório Regional Estadual da Secretaria de Estado da Saúde, Ane Daniele Prado.

 

Nascentes

Ricardo Augusto da Silva explicou que foi estabelecida uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura, IAT e IDR para cadastrar as nascentes de Ivaiporã em 2024 e 2025. “É um trabalho que demanda tempo. O produtor rural não consegue cadastrar porque é necessário mencionar diversos critérios, tais como coordenada geográfica e vazão”, explicou o extensionista.

Ao IAT caberá a doação de muda nativas que serão plantadas próximas às nascentes recuperadas. “O município e os produtores rurais são os maiores beneficiados com esta parceria, uma vez que terão volume maior de água na propriedade e com mais qualidade”, comentou Maurílio Villa.  

Denise Kusminski lembrou que o agricultor que tem agroindústria na propriedade terá que usar o sistema de clorador na revitalização de nascente. “Por isso, incluímos este tema nas palestras por se tratar de uma importante medida a ser adotada pelos produtores rurais”, avisou Denise Kusminski.

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Veja Também