Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Meio Ambiente

Prefeitura de Ivaiporã promove Audiência Pública para criar Aries do Rio Ivaí e Rio Azul

Terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Última Modificação: 10/04/2024 08:56:56 | Visualizada 377 vezes

Foram debatidos os benefícios ambientais, econômicos e sociais que a criação das Aries do Rio Ivaí e Rio Azul


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã deu mais um passo significativo em direção à preservação ambiental com a realização de uma Audiência Pública que visou à criação de mais 2 Unidades de Conservação – modalidade Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). Trata-se das Aries do Rio Ivaí e Rio Azul.

A Audiência Pública foi realizada na terça-feira, dia 12 de dezembro, na Câmara de Vereadores, reunindo o prefeito Carlos Gil, secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, vereadora Gertrudes Bernardy, especialistas ambientais e a população, cumprindo o ritual previsto na Lei 9.985 de 18 de julho de 2000 referente ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) para validar os limites e as dimensões das áreas.

Denise Kusminski mencionou importantes ações ambientais realizadas pela Prefeitura, em 2023, que resultaram no reconhecimento internacional de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World) e no reconhecimento nacional do programa Cultivando Água Limpa ao conquistar a 3ª posição no Prêmio Cidades Sustentáveis – categoria de cidades com até 100 mil habitantes.

“Estas premiações são provenientes de recursos específicos que servem para executar programas ambientais, pesquisas científicas, melhorias no Aterro Sanitário, coleta de resíduos, triagem, compostagem, limpeza, varrição, roçagem, revitalização de nascentes, educação ambiental, manutenção do viveiro municipal e orquidário, paisagismo, arborização, distribuição gratuita de mudas à população – bem como castrações gratuitas de cães e gatos”, exemplificou Denise Kusminski.

 

Benefícios ambientais

Foram debatidos os benefícios ambientais, econômicos e sociais que a criação das Aries do Rio Ivaí e Rio Azul pode proporcionar ao município de Ivaiporã, que fornece água para o Rio Paraná, contribui para o reservatório do Lago de Itaipu e tem 2 Unidades de Conservação: Estação Ecológica Faian e o Parque Natural Municipal Mata do Placídio com arrecadação superiro R$1 milhão.  

Segundo a vereadora Gertrudes Bernardy poucos gestores entendem a necessidade de se criar políticas de preservação ambiental. “Em Ivaiporã, a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis é um exemplo no Estado por cuidar e preservar a natureza”, afirmou a vereadora.

Em outubro, o engenheiro florestal da empresa Nativa do Brasil, Marcelo Lubas, entregou ao prefeito Carlos Gil o Plano Municipal de ICMS Ecológico. Trata-se dos resultados de mapeamentos que fazem parte da Retificação de Bordas em Áreas de Preservação Permanente (APP) e a definição de Zoneamentos em Uso e Ocupação do Solo (Rebapp).

 

ICMS Ecológico

Na Audiência Pública, o engenheiro florestal Marcelo Lubas apresentou estudos e análises que embasaram a escolha das 2 áreas propostas, assim como os impactos positivos que a criação das Aries do Rio Ivaí e Rio Azul pode trazer para a qualidade de vida da população de Ivaiporã, que tem um grande potencial de áreas verdes nativas próximas ao Rio Ivaí e ao Rio Azul. “Após a Audiência Pública, a Prefeitura protocola no IAT o pedido de inserção das Aries do Rio Ivaí e Rio Azul para que possa receber ICMS Ecológico”, informou Marcelo Lubas.

Com a criação das Aries do Rio Ivaí e Rio Azul o município receberá mais recursos e poderá investir mais em educação ambiental e no programa Cultivando Água Limpa. “Além disso, temos um projeto para investir no Parque Natural Municipal Mata do Placídio com abertura de trilhas, plantio de árvores e implantação de uma oca ambiental”, informou Carlos Gil. 

 

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também