Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Novo PAC

Ivaiporã é contemplada com UBS de R$ 2,4 milhões no Novo PAC para Atenção Primária à Saúde

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Última Modificação: 16/04/2024 11:31:09 | Visualizada 332 vezes

A perspectiva é que o Governo Federal autorize a licitação no 2º semestre de 2024.


Ouvir matéria

O município de Ivaiporã está entre os beneficiados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) desenvolvido pelo Governo Federal por intermédio do Ministério da Saúde. Ivaiporã se destaca ao ser contemplada com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no valor de R$ 2.452.054,40.

O programa propõe um moderno modelo de UBS com salas preparadas para teleconsulta, mais consultórios, salas para realização de diagnósticos e exames, sustentabilidade ecológica e ambiental.

A UBS (Porte II) será construída na área central da cidade e terá capacidade para atender cerca de 6.000 pessoas – contando com 2 equipes de saúde. Este investimento representa mais um avanço significativo na infraestrutura de saúde e está alinhado com a missão do programa de promover investimentos em políticas públicas e infraestrutura, visando à melhoria dos serviços de saúde no país.

 

Mais atendimentos

Para a secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, esta conquista é de extrema importância. “A construção desta UBS irá representar mais um grande investimento na saúde em Ivaiporã. Desta forma, possibilitará a ampliação dos serviços de saúde primária e consequentemente uma melhor qualidade de vida à população”, comemorou Cristiane Pantaleão.

O prefeito Carlos Gil também se pronunciou sobre a importância desta obra para o município. “Ivaiporã tem se destacado na área da saúde, e esta UBS Tipo II é o reflexo do nosso compromisso. Inauguramos 4 UBS em 3 anos de trabalho e daremos sequência aos trâmites legais para construir e inaugurar a 5ª UBS da gestão”, afirmou Carlos Gil agradecendo ao deputado federal Sérgio Souza e à equipe de trabalho por intermediar os trâmites em Brasília.  

A perspectiva é que o Governo Federal autorize a licitação no 2º semestre de 2024.

Ivaiporã, com uma população de 32.720 habitantes e sede da 22ª Regional de Saúde, possui uma divisão territorial por classificação de risco e alcança uma cobertura de 100% com equipes da Estratégia Saúde da Família. Além disso, o município conta com UPA 24horas, base avançada do SAMU 192, 2 hospitais de referência filantrópicos, 1 Hospital Regional, demonstrando o compromisso das autoridades com a saúde da população.

A construção da UBS Tipo II permitirá a expansão das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e equipes multiprofissionais, aumentando a cobertura da Atenção Primária onde há maior vulnerabilidade social.

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também