Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Humanização

Visita domiciliar da Secretaria de Saúde de Ivaiporã orienta administração de medicamentos

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Última Modificação: 16/04/2024 16:09:03 | Visualizada 222 vezes

A atenção farmacêutica é uma relação direta do farmacêutico com o paciente, auxiliando o controle do uso de medicações.


Ouvir matéria

Dando sequência ao atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao aprimoramento da organização da distribuição de medicamentos, o farmacêutico bioquímico da Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã, Fabiano Ricardo da Silva, e a agente de saúde, Nívea Maria Garcia, foram à casa de pacientes instruir a administração de medicamentos, aferir pressão arterial e realizar teste rápido de glicose.  

A atenção farmacêutica é uma relação direta do farmacêutico com o paciente, auxiliando o controle do uso de medicações. O atendimento clínico farmacêutico iniciou em 2023 com visita às pessoas que enfrentam dificuldades no uso adequado da medicação. O objetivo é criar planos personalizados para cada paciente, orientando sobre a correta administração dos medicamentos prescritos. Isso inclui desde a orientação sobre o uso de insulinas em pacientes diabéticos a medicamentos para controle da hipertensão.

“A nossa assistência farmacêutica visa garantir a qualidade do uso dos medicamentos. Desta forma, reduz filas e desperdícios, contribui para uma melhor saúde dos pacientes e uma gestão mais eficiente dos recursos da rede municipal de saúde”, afirmou Fabiano Silva.

 

Orientação adequada

A atuação do farmacêutico vai além de simplesmente entregar os medicamentos. “É um papel fundamental na orientação sobre posologia, horários, interações medicamentosas e o armazenamento adequado dos produtos. Essa abordagem personalizada tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, evitando complicações decorrentes do uso inadequado de medicamentos”, esclareceu Fabiano Silva.

Nívea Maria Garcia relatou a experiência. “Vamos à casa dos pacientes que têm dificuldades com a medicação. É um trabalho crucial para garantir que tomem os medicamentos corretamente e mantenham saúde em dia”, contou a agente de saúde.

A iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado aos usuários do SUS, colocando o farmacêutico como um verdadeiro parceiro na promoção da saúde dos pacientes.

Fotos: Eric Cobianchi
 

Fonte: Lúcia Lima - assessoria de imprensa

 Veja Também